GESTÃO ESCOLAR - DEMANDAS E DESAFIOS PARA O GESTOR PEDAGÓGICO

Autores

  • Fabíola Cristina Lopes de Andrade Martins Must University

Palavras-chave:

Gestão, Escola, Educação

Resumo

Precisamos entender que a gestão escolar é a forma de administrar a escola como um todo, isso envolve os recursos financeiros, pessoais e pedagógicos, ou seja, deve buscar compreender e atender as exigências destes setores que administra. Não é tarefa fácil, porém, é necessária, uma vez que deve ser dirigida para que todos possam caminhar na mesma direção em busca dos melhores resultados na prática cotidiana escolar. A ação educativa escolar é regida por princípios e fundamentos da administração que se baseiam em orientações externas buscando atender aos anseios da comunidade, suas necessidades e adequando-se ao espaço onde está inserida. Neste sentido buscamos compreender a função social da gestão, sua história oriunda da administração e realizar o alinhamento entre as concepções atuais de gestão administrativa e gestão escolar, uma vez que ambas são formas de trabalhar com o ser humano em busca da qualidade das relações humanas e sociais. Para tal, foi feita pesquisa bibliográfica em materiais impressos e meios eletrônicos. Ao concluirmos, entendemos que a gestão escolar deve ser participativa, envolver a comunidade na qual está inserida, compreender seus agentes e priorizar a busca pela excelência do processo de ensino-aprendizagem.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394. Brasília, DF: Congresso Nacional. 1996.

DOURADO, L. F. Gestão democrática da escola: movimentos, tensões e desafios. In: Aguiar, M. A da S.; Silva, A. M. M. (Orgs.).Brasília, DF. 2004.

LÜCK. H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Brasília, DF: INEP/MEC, v. 17, nº 72, 2000. p.11-33.

MARCONI, M. A. & Lakatos, E. M. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas. 2002.

PARENTE. F. F. T. Uma atitude que requer ética e competência. Gestão em Rede. Brasília, DF: CONSED/MEC, nº 90. 2008.

PARO. V. Gestão democrática da escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática. 2008.

WITTMANN. L. C. Autonomia da escola e democratização de sua gestão: novas demandas para o gestor. Brasília, DF: INEP/MEC, v. 17, nº 72, 2000, p. 88- 96.

Downloads

Publicado

11-08-2021

Edição

Seção

Artigos Completos