REVISITANDO SARTRE: A ESCOLHA COMO DÁDIVA

Autores

  • JULLIE CATHERINE FURTADO Centro Universitário Cidade Verde
  • FLÁVIA NEVES FERREIRA

Palavras-chave:

Liberdade, Escolha, Jean-Paul Sartre, Existencialismo

Resumo

Este artigo teve como objetivo articular os termos liberdade e escolha sob a perspectiva existencialista de Jean-Paul Sartre. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho explicativo. Em um primeiro momento, realizou-se uma distinção entre os termos liberdade ontológica e liberdade em situação, posteriormente, foi explanado sobre o poder de escolha. Para Sartre, o ser humano é constitutivamente livre e responsável por suas escolhas e, por conseguinte, cabe a si mesmo definir sua própria história. A liberdade não é uma qualidade do ser humano, tampouco é sinônimo de livre-arbítrio, mas é a liberdade que constitui o ser enquanto sujeito. Além disso, a liberdade não é absoluta, pois o homem vive concretamente em um contexto social, contornado por regras às quais deve se submeter para conseguir sobreviver. A liberdade, portanto, será exercida sempre dentro de uma situação específica. Em suma, as escolhas que uma pessoa faz ao longo da vida definem a sua essência, assim, ser livre é o ato de decidir e responsabilizar-se por sua própria existência.

Referências

DA ROCHA FRAGOSO, Emanuel Angelo. O conceito de liberdade na ética de Benedictus de Spinoza. Revista Conatus-Filosofia de Spinoza, v. 1, n. 1, p. 27-36, 2007.

DE ALMEIDA, Guido Antônio. Liberdade e moralidade segundo Kant. Analytica-Revista de Filosofia, v. 2, n. 1, p. 175-202, 1997.

PERDIGÃO, Paulo. Existência e Liberdade. Porto Alegre: L&PM, 1995.

SARTRE, Jean-Paul. Saint Genet: ator e mártir. Petrópolis: Vozes, 2002.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. Rita Correia Guedes. Os Pensadores, São Paulo, Nova Cultural, 1987.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Petrópolis: Vozes, 2007.

Publicado

01-08-2023