IDENTIFICAÇÃO E INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO REGULAR

Autores

  • Titato
  • Guimarães

Palavras-chave:

inclusão escolar, potencialidades, talento, precocidade.

Resumo

Na busca do desenvolvimento em sua integralidade, é indispensável um atendimento educacional especializado garantindo a assistência necessária e o encaminhamento para utilizar recursos e métodos que contemplem as áreas a serem desenvolvidas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a importância da identificação de alunos com altas habilidades e superdotação no ensino regular, procurando contemplar suas necessidades e desenvolver suas habilidades de forma que possam se sentir pertencente ao meio escolar. Identificando as características que possam evidenciar algum vestígio de altas habilidades e superdotação, e assim, conhecer as possíveis ferramentas metodológicas disponíveis para o desenvolvimento destas habilidades, bem como, a capacitação dos professores para identificarem e utilizarem metodologias de ensino que contemplem as necessidades destes educandos. Sendo necessária para isto, inicialmente uma coleta de dados, para a realização da pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica sobre o tema. Após este levantamento concluiu-se que para a inclusão de alunos com altas habilidades e superdotação é necessário detectar as características que distinguem estes educandos dos demais, através da capacitação dos educadores para que possam reconhecer e encaminhá-los na busca do diagnóstico correto, possibilitando através da utilização de metodologias adequadas desenvolver as potencialidades e motivar estes educandos, buscando amenizar os possíveis problemas que podem ser ocasionados através da falta de assistência correta para estes alunos.

 

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Publicado

10-07-2024

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