O PAPEL DO PSICÓLOGO DO TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E SUA ATUAÇÃO NA SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES

Autores

  • Débora Kelly Duarte da Silva
  • Fernanda Caroline Moraes
  • Tamara Natacia Mulari Coneglian

Resumo

O mundo do trabalho está em constante transformação, juntamente com as mudanças nas organizações surgem novas formas de gestão, novos contratos de trabalho e, consequentemente, o trabalhador precisa se adequar e acompanhar essas alterações, o que afeta diretamente suas formas de subjetivação, seu modo de se relacionar com o mundo, e tem consequências para sua saúde física e mental.

Referências

BARBOSA, E. D. L. Trabalho que dignifica ou aliena. In: Saúde do trabalhador: saberes e fazeres possíveis da Psicologia do Trabalho e das Organizações. Belo Horizonte, MG: Conselho Regional de Psicologia, 2016. P. 1-145

BENDASSOLI, P.; SOBOLL, L. A. P. Introdução as clínicas do trabalho: aportes teóricos, pressupostos e aplicações. São Paulo. Editora Atlas 2011. Cap. 1. Clínicas do trabalho.

GUIMARÃES, L. A. M.; GRUBITS, S. (orgs). Saúde mental e trabalho. Voll. III - São Paulo: casa do psicólogo 2004.

SANTOS, F. C. O.; CALDEIRA, P. A psicologia organizacional e do trabalho na contemporaneidade: as novas atuações do psicólogo organizacional. Psicologia.pt, [s. l.], 2015. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0929.pdf. Acesso em: 23 jun. 2021.

XAVIER, R. Gestão de pessoas na prática. São Paulo, Gente, 2006.

Downloads

Publicado

20-09-2021

Edição

Seção

Artigos