NOVAS ESTRATÉGIAS DE CONCEBER O ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM A PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • ALESSANDRA DIENDRY FONSECA
  • FABIANE FANTACHOLI GUIMARÃES

Resumo

A presente pesquisa tem como o objetivo geral desenvolver e avaliar um projeto
organizado com crianças das séries iniciais da educação especial, com o intuito de
investigar como uma metodologia ativa de aprendizagem pode favorecer a
participação e o aprendizado significativo de alunos e alunas. Dentro do objetivo
geral, especificaremos o levantamento histórico e bases teórico-filosóficas das
metodologias ativas e das práticas pedagógicas baseadas no envolvimento e na
participação de estudantes especiais e do ensino regular, para isto, é preciso
registrar e analisar as ações docentes e discentes ao longo da história e analisar os
desdobramentos e os resultados da utilização de uma metodologia ativa com
crianças dos anos iniciais da educação especial, especialmente no que concerne à
participação, aprendizado dos conteúdos curriculares e das questões éticas que
permeiam o tema da pesquisa. Assim, à metodologia utilizará uma abordagem
bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros e trabalhos, bem como
pesquisa de autores que contribui para o estudo da aprendizagem e
desenvolvimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Publicado
2018-11-20