EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NO CAMPO

  • ALESSANDRA LIMA AMMA
  • ANDRÉ DIAS MARTINS

Resumo

Historicamente a educação especial assim como a dos povos do campo sofreram inúmeras barreiras para se realizar dentro de espaços institucionalizados, de maneira que sirva para emancipar seus sujeitos. Atualmente a legislação prescreve o atendimento educacional especializado para alunos portadores de necessidades educacionais especiais matriculados na rede de ensino regular a fim de contribuir para promoção do desenvolvimento da escolarização desde a educação infantil ao ensino superior. O objetivo deste estudo foi analisar a educação especial na perspectiva da inclusão em sua transversalidade com a educação do campo. Os resultados revelam a existência significativa de matrículas de alunos com necessidades especiais que até então estavam totalmente excluídos. Observou-se muitas dificuldades em efetivar as politicas prescritas para essa demanda, uma necessidade de aprofundamento teórico e mudanças na pratica em nível ideológico e cultural de toda comunidade escolar, principalmente no campo.
Palavras-chave: Educação Especial. Educação no campo. Inclusão.

Publicado
2020-02-21
Seção
Artigos