DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS À APRENDIZAGEM

REFLEXÕES SOBRE A EVOLUÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • SABRINA ALENCAR DE FRANÇA
  • ANDRÉ DIAS MARTINS

Resumo

O presente trabalho vem por meio de uma revisão literária baseada em uma pesquisa bibliográfica de vários autores fazer reflexões acerca da evolução da ciência e do ensino da matemática, corroborando os métodos tradicionalista com as novas percepções de práticas emergentes para o ensino-aprendizagem na sociedade atual, sendo este o objeto principal desse estudo. Para elaboração do mesmo, o referencial teórico foi dividido em três tópicos: um breve histórico sobre a ciência matemática, a evolução do ensino-aprendizagem de matemática na educação básica e o professor e as práticas metodológicas no ensino aprendizagem de matemática. De modo geral, se tem como considerações finais do tema abordado, a emergente necessidade de inserção de metodologias alternativas e práticas que envolva as necessidades da sociedade atual, assim como a abordagem de situações reais vividas pelo aluno e, não mais apenas a teoria tradicionalista que é um dos principais fatores para o baixo interesse do aluno pela disciplina, tornando- a “chata” e desprazerosa.
Palavras-chave: Matemática. Ensino de matemática. Conhecimento matemático.

Publicado
2020-02-21
Seção
Artigos