https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/issue/feed DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde 2024-07-10T00:00:00-03:00 Paula Juliana Ferreira Albero revistasunifcv@unifcv.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista da Pós-Graduação MUDOU ! Agora se chama <strong>DIVERSITÀ: REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE</strong></p> <p>A <strong>Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde - ISSN 2764-5444 - </strong>está vinculada à outrora chamada <strong>Revista da Pós-Graduação do Centro Universitário Cidade Verde</strong>, substituindo-a, mantendo e dando continuidade a numeração de seus volumes.</p> <p>A <strong>Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde - ISSN 2764-5444 - </strong>é um periódico eletrônico anual de acesso aberto e gratuito que se destina a promover a difusão e a divulgação do conhecimento a partir da publicação de resultados de <strong>pesquisas, experiências, estudos e discussões</strong> realizados por discentes e docentes vinculados à Cursos e Programas de Graduação e Pós-Graduação, presencial e EAD, do Centro Universitário Cidade Verde e/ou pessoas que se dedicam no seu âmbito profissional, a quaisquer áreas do conhecimento, interdisciplinar e/ou multiprofissional que tenham interesse em mostrar seus estudos científicos inéditos de forma ampla e em diálogo com as diversas áreas do saber.</p> <p>A <strong>Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde - ISSN 2764-5444 - </strong>não cobra taxas de editoração, submissão e/ou publicação dos(as) autores(as) e utiliza o <em>Open Journal Systems</em> (OJS), plataforma de código livre gratuito, para a administração e a publicação dos artigos aprovados pela Comissão Editorial. </p> https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/472 RESENHA DE LIVRO - A METRÓPOLE IMAGINÁRIA 2024-03-20T11:27:40-03:00 Erick Stacy Gagliardi prof_erick@unicv.edu.br Rafael Thiago Cezarin prof_erick@unucv.edu.br <p>A obra A Metrópole Imaginária, retrata a complexa história das elites de Uberaba (MG) nos anos 1940 em forte contraste a realidade vivida pelas demais classes sociais componentes da sociedade no período, estes membros da dita elite ignoravam o ambiente e cenário semi rural e a pobreza que os cercava enquanto encenavam uma vida requintada e deslocada da realidade regional. Sendo um recorte regional, mas aplicavel e percebivel em qualquer cidade brasileira da época.</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/470 AUTISMO E MATERNIDADE: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A RELAÇÃO DE MÃES E SEUS FILHOS NEURO-ATÍPICOS 2023-12-31T15:01:12-03:00 Annamaria Coelho de Castilho prof_annamaria@unicv.edu.br Julia Liotto prof_annamaria@unicv.edu.br Vitória Laura Oliveira dos Santos prof_annamaria@unicv.edu.br <p>O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o neurodesenvolvimento, causando dificuldades na comunicação social, interações sociais, padrões de comunicação específicos, interesses restritos e comportamentos repetitivos. O diagnóstico impacta profundamente a família, podendo gerar sentimentos de medo e luto, além de criar expectativas e novas responsabilidades relacionadas ao desenvolvimento da criança. As mães frequentemente desempenham um papel central no cuidado, muitas vezes deixando de lado suas vidas sociais e empregos, experimentando sobrecarga de cuidados e falta de apoio. Mães sem apoio familiar sofrem sobrecarga física e emocional, enquanto aquelas com apoio familiar podem enfrentar melhor essas dificuldades. O objetivo do artigo é apresentar uma breve revisão de literatura sobre o tema da maternidade de pessoas com espectro autista.</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/499 OS PRIMEIROS PASSOS NA XILOGRAVURA: FRANCISCO STOCKINGER 2024-07-08T16:53:02-03:00 Luiz Fernando Zulietti zulietti.zulietti@gmail.com Silvia Helena Nogueira zulietti.zulietti@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo pretende enfatizar o artista e sua representação da zona da prostituição no Rio de Janeiro, o Mangue, e seu no início na produção de xilogravuras em tacos de madeiras.&nbsp; </span><span style="font-weight: 400;">Stockinger </span><span style="font-weight: 400;">buscou refletir uma cidade dentro da cidade, com muita luz, muito movimento e a dura profissão das mulheres do Mangue, gerando uma série de xilogravuras do Mangue, que mostram claramente a importância que dava ao trabalho das prostitutas. Suas xilogravuras são espelhos da realidade social de uma época.</span></p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/471 A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2024-03-09T11:04:28-03:00 Raimundo Ferreira de Lima ADV.RAIMUNDOFERREIRA@GMAIL.COM <p>O ensino de arte vai além de desenhar e pintar, sendo importante para permitir aos alunos expressar suas emoções e imaginação. A arte atua no plano emocional e contribui para a formação do sujeito. A disciplina de arte pode ajudar os alunos a compreender o mundo externo, desenvolver o senso crítico, e se inserir social e profissionalmente. A interdisciplinaridade com outras disciplinas facilita a compreensão da sociedade. O conhecimento em arte proporciona uma experiência de aprendizagem mais ampla e enriquecedora. O educador deve ter um olhar crítico e usar mecanismos que facilitem o processo de aprendizagem dos alunos.&nbsp;</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/442 Os CURSOS DE FORMAÇÃO NA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR): O ALUNO COMO SUJEITO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM 2023-08-17T19:30:28-03:00 Marcos Leandro Garcia marcos.leandro@pm.pr.gov.br Elaine da Silva Nantes marcos.leandro@pm.pr.gov.br <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>&nbsp;</p> <p>A presente pesquisa buscou compreender sobre o processo de ensino/aprendizagem e o papel do aluno enquanto sujeito ativo desse processo, no caso específico, dos cursos de formação na Polícia Militar do Paraná (PMPR) e, o ganho ao se falar das práticas pedagógicas no quesito educação e, o discente como elemento contributivo partilhando seus conhecimentos empíricos, científicos, filosóficos e sociológicos. Para tanto, o estudo discute questões sobre a formação do aluno e a busca do conhecimento para desenvolver habilidades significativas durante os cursos de formação da Polícia Militar do Paraná. A metodologia trabalhada foi a pesquisa explicativa, de cunho bibliográfico e análise qualitativa. O estudo chegou à conclusão que a transmissão do conhecimento não significa entregar tudo pronto ao aluno, ao contrário, o que realmente importa é levá-lo às discussões, críticas, interrogação e, a partir desse estágio inicia-se às descobertas, que levam ao verdadeiro conhecimento e a PMPR, tem em seu currículo esta preocupação, a de aprender e aprender mais.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Processo pedagógico. Ensino/aprendizagem. Polícia Militar do Paraná.</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/481 TRABALHANDO COM AUTISMO NA ESCOLA 2024-05-16T16:51:39-03:00 Diana Cristine Moraes dianacmoraes@icloud.com <p>Atualmente, é comum crianças em idade escolar, quando apresentam algum comportamento que foge à regra daquele que é permitido, ser taxada de problemática, briguenta ou mal educada. Os pais se sentem culpados por não darem conta da educação do filho, alguns professores não sabem como ter manejo com a criança autista. As crianças que são acometidas deste transtorno possuem uma alteração neurológica no cérebro, mais especificamente no lobo frontal, o qual é responsável por funções executivas como controle de linguagem, planejamento, controle da emoção, capacidade de resolver problemas. O presente estudo sobre o autismo dentro de uma educação inclusiva se deu através de revisão bibliográfica.</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/478 A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DO AUTISTA NUMA ESFERA INCLUSIVA 2024-04-09T09:12:24-03:00 Rafaela Camargo Crispim de Oliveira lelaxpoles@hotmail.com <p><span class="s10"><span class="bumpedFont15">O presente estudo busca compreender o processo educacional inclusivo em </span></span><span class="s10"><span class="bumpedFont15">face a</span></span><span class="s10"><span class="bumpedFont15"> educação do autista. Ressalta a importância do planejamento, onde c</span></span><span class="s10"><span class="bumpedFont15">om esta visão, as atividades voltadas à inclusão realizadas na escola muitas vezes são somente para passar o tempo durante a estadia da criança nela e não com intuito pedagógico que irá desenvolver o aspecto cognitivo dela. Buscando contradizer tais pensamentos é que se desenvolve o presente, a fim de mostrar o que se trabalha na educação infantil hoje em dia e o que deveria ser ensinado a fim de transformar esse espaço em um ambiente de aprendizagem, respeitando as diferenças, bem como atingindo suas metas estabelecidas através de diversas atividades que possam ser desenvolvidas no espaço escolar.</span></span><span class="s10"><span class="bumpedFont15"> O presente estudo se deu através de revisão bibliográfica</span></span></p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/462 O MODELO MATEMÁTICO EMPÍRICO DE BASU COMO INSTRUMENTO DE ESTIMAÇÃO DE PROTEÇÃO DE INVESTIMENTOS NA BOLSA DE VALORES 2023-11-17T20:15:40-03:00 José Alfredo Sousa Santana sousajss@hotmail.com José Roberto Fontoura sousajss@hotmail.com Erivelton Nonato de Santana sousajss@hotmail.com <p>O objetivo dessa pesquisa foi utilizar a IFRS e IDIV para a estimação de proteção para investidores, testando as hipóteses de que, a IFRS aumenta os lucros organizacionais, e com a implementação da variável IDIV – Índice de dividendos e juros sobre capital próprio contida no índice da Bolsa de Valores brasileira, traz uma estimação de proteção para investidores, em função das informações e demonstrações contábeis nos relatórios financeiro-econômico de forma mais fidedigna e padronizada. Com base em M-Regressão Linear Robusto como extensão do modelo de Basu (1997), a metodologia implementada para a coleta de dados foi a seleção de 164 empresas contidas na Bolsa de Valores. Estão contidas no software do Economática para a realização do estudo. O resultado mostra que as hipóteses H1 e H2 no M-Regressão Linear Robusto como extensão no modelo de Basu (1997) foram confirmadas na pesquisa realizada.</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/468 PERSPECTIVAS DA BLACK FRIDAY NO BRASIL EM 2022 ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES NO TWITTER 2023-12-07T10:16:02-03:00 Murilo Henrique Tank Fortunato mtank@gmail.com Guilherme Velinças Chalhoub e Silva mtank@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Seja em formato de vídeo, fotografias ou até mesmo escrito não dá para negar o crescimento e a importância que as redes sociais vêm obtendo no decorrer dos anos. Cada vez mais as pessoas utilizam desse meio para se comunicarem, compartilharem experiências e apresentarem opiniões sobre os mais variados temas. Nesse contexto, as empresas passaram a usufruí-las a fim de estreitar ainda mais as relações com os clientes e, ao mesmo tempo, coletar informações valiosas para o negócio, como por exemplo o que melhorar em um produto ou serviço e ter dados em tempo real sobre acontecimentos ao redor do mundo. O Twitter é uma dessas redes sociais onde os usuários expressam opiniões de maneira sucinta. Uma maneira de transformar os textos em informações relevantes para as organizações é através da análise dos sentimentos, onde avalia-se se o que estão escrevendo sobre um determinado assunto é positivo ou negativo. Nesse sentido, o presente trabalho analisou o sentimento dos tweets a respeito da Black Friday no Brasil em 2022, cujo objetivo era verificar a polaridade dos comentários na rede social. Para isso, foi necessário coletar diversos tweets sobre o tema, aplicar as técnicas de Processamento de Linguagem Natural, treinar e validar o modelo de machine learning até que, no fim, fosse possível realizar as análises. Conclui-se que, embora os resultados obtidos não sejam verdades absolutas devido a alguns fatores, os consumidores escreveram, em sua maioria, comentários de cunho negativo a respeito da Black Friday no Brasil em 2022.</span></p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/473 O QUE SÃO MICRO-MOMENTOS E SUA INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 2024-03-20T17:34:38-03:00 Erick Stacy Gagliardi prof_erick@unicv.edu.br Iane Arcolezi da Silva prof_erick@unicv.edu.br Rafael Thiago Cezarin prof_erick@unicv.edu.br <p>Com a evolução na forma de consumo observada na sociedade, tem-se os micro-momentos como fator determinante na tomada de decisão do consumidor. O objetivo do estudo é compreender os micro-momentos através da sua ligação com o comportamento do consumidor. Para metodologia de pesquisa, foi realizada pesquisa exploratória, quantitativa e bibliográfica, para levantamento de dados e sua relação com os micro-momentos.</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/500 IDENTIFICAÇÃO E INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO REGULAR 2024-07-08T16:58:06-03:00 Patrícia Aline Barbosa Borges Titato oientador04.ead@unicv.edu.br Fabiane Fantacholi Guimarães orientador04.ead@unicv.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Na busca do desenvolvimento em sua integralidade, é indispensável um atendimento educacional especializado garantindo a assistência necessária e o encaminhamento para utilizar recursos e métodos que contemplem as áreas a serem desenvolvidas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a importância da identificação de alunos com altas habilidades e superdotação no ensino regular, procurando contemplar suas necessidades e desenvolver suas habilidades de forma que possam se sentir pertencente ao meio escolar. Identificando as características que possam evidenciar algum vestígio de altas habilidades e superdotação, e assim, conhecer as possíveis ferramentas metodológicas disponíveis para o desenvolvimento destas habilidades, bem como, a capacitação dos professores para identificarem e utilizarem metodologias de ensino que contemplem as necessidades destes educandos. Sendo necessária para isto, inicialmente uma coleta de dados, para a realização da pesquisa exploratória baseada em revisão bibliográfica sobre o tema. Após este levantamento concluiu-se que para a inclusão de alunos com altas habilidades e superdotação é necessário detectar as características que distinguem estes educandos dos demais, através da capacitação dos educadores para que possam reconhecer e encaminhá-los na busca do diagnóstico correto, possibilitando através da utilização de metodologias adequadas desenvolver as potencialidades e motivar estes educandos, buscando amenizar os possíveis problemas que podem ser ocasionados através da falta de assistência correta para estes alunos.</span></p> <p>&nbsp;</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/491 A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) 2024-06-20T08:02:54-03:00 Maykon Douglas Alexandre Oliveira da Silva alexanderey111@gmail.com Juliana Carvalho Oliveira prof_julianaoliveira@unicv.edu.br Suzie Keilla Viana da Silva prof_suzie@unicv.edu.br Maria Cristina Gabriel prof_mariacristina@unicv.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo geral do trabalho é refletir sobre a atuação do/a assistente social nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Para alcançar essa proposta, objetivou-se, especificamente, refletir sobre a relação sócio-histórica da profissão com a política de saúde mental, compreender a reforma psiquiátrica brasileira e, no mais, analisar os avanços e os desafios estruturais desse dispositivo de saúde psicossocial dentro de uma rede de atenção à saúde mental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizada através de revisão da literatura. Como resultado da pesquisa é possível identificar que as diretrizes e princípios do Movimento de Reforma Psiquiátrica fornecem as bases para a intervenção do assistente social na Política de saúde mental, pautando-se na defesa do tratamento humanizado, do trabalho interdisciplinar, da superação do modelo hospitalocêntrico a partir da garantia da atenção psicossocial.&nbsp;</span></p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/487 UMA IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE EM PROCESSOS INDUSTRIAIS PARA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS E AUMENTO DA EFICÁCIA 2024-06-09T19:39:30-03:00 Felipe Delapria Dias dos Santos prof_felipe@unifcv.edu.br José Eudes Leitão prof_felipe@unifcv.edu.br <p>Implementar ferramentas de qualidade em processos industriais é essencial para reduzir desperdícios e aumentar a eficácia. Este artigo aborda a importância dessa implementação e seus benefícios para as operações industriais. Ao adotar ferramentas como o Lean Manufacturing, Six Sigma e Total Quality Management (TQM), as empresas podem identificar e eliminar atividades que não agregam valor, reduzir variabilidades nos processos e garantir a qualidade do produto final. Além disso, essas ferramentas promovem uma cultura de melhoria contínua, incentivando a participação dos colaboradores na identificação e resolução de problemas. Ao implementar efetivamente ferramentas de qualidade, as empresas podem alcançar maior eficiência operacional, redução de custos e maior satisfação do cliente.</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/489 O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PELO GÊNERO TEXTUAL HQ 2024-06-14T16:39:56-03:00 Fátima Christina Calicchio prof_fatima@unicv.edu.br <p>Este estudo tem como objetivo evidenciar uma alternativa para o ensino da variação linguística na formação de professores pedagogos. Para tanto, esta discussão apresenta uma pesquisa de caráter bibliográfico, de base na Sociolinguística variacionista, com ênfase na <em>Pedagogia da variação linguística</em>, seguindo perspectivas teóricas de autores que têm trabalhado nessa perspectiva como Alkmin (2005), Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008) e Lyons (1982). Nesta pesquisa, é realizado um exercício de análise no gênero textual História em Quadrinhos (HQ), com a finalidade de mostrar aos futuros professores pedagogos uma alternativa para o ensino e aprendizagem da variação linguística em contexto da sala de aula. Espera-se com esta discussão oferecer reflexões sobre a necessidade de práticas pedagógicas que se voltem para consideração da diversidade linguística.</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/501 USO DO TÊNIS DE CAMPO PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NO ENSINO MÉDIO 2024-07-08T17:17:21-03:00 Eugênio de Oliveira Simonetto bruna.solera@unicv.edu.br Bruna Solera bruna.solera@unicv.edu.br <p>Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de ação nas aulas de Educação Física escolar com o tênis de campo relacionado aos temas transversais. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da qual identificou-se a existência de poucos estudos acadêmicos integrando o tênis de campo e os temas transversais&nbsp;às aulas de Educação Física escolar, ressaltando a relevância da produção do conhecimento nesse campo. Por fim, conclui-se que o estudo contribui para a produção de conhecimento, tanto para os professores no que se refere à prática pedagógica, de forma a trabalhar os temas transversais contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como cientificamente, na produção de conhecimento sobre a temática abordada.</p> 2024-07-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde