DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos <p>A Revista da Pós-Graduação MUDOU ! Agora se chama <strong>DIVERSITÀ: REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE</strong></p> <p>A <strong>Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde - ISSN 2764-5444 - </strong>está vinculada à outrora chamada <strong>Revista da Pós-Graduação do Centro Universitário Cidade Verde</strong>, substituindo-a, mantendo e dando continuidade a numeração de seus volumes.</p> <p>A <strong>Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde - ISSN 2764-5444 - </strong>é um periódico eletrônico anual de acesso aberto e gratuito que se destina a promover a difusão e a divulgação do conhecimento a partir da publicação de resultados de <strong>pesquisas, experiências, estudos e discussões</strong> realizados por discentes e docentes vinculados à Cursos e Programas de Graduação e Pós-Graduação, presencial e EAD, do Centro Universitário Cidade Verde e/ou pessoas que se dedicam no seu âmbito profissional, a quaisquer áreas do conhecimento, interdisciplinar e/ou multiprofissional que tenham interesse em mostrar seus estudos científicos inéditos de forma ampla e em diálogo com as diversas áreas do saber.</p> <p>A <strong>Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde - ISSN 2764-5444 - </strong>não cobra taxas de editoração, submissão e/ou publicação dos(as) autores(as) e utiliza o <em>Open Journal Systems</em> (OJS), plataforma de código livre gratuito, para a administração e a publicação dos artigos aprovados pela Comissão Editorial. </p> pt-BR revistasunifcv@unifcv.edu.br (Paula Juliana Ferreira Albero) biblioteca@unifcv.edu.br (Mara Regina Colafatti) Thu, 22 Dec 2022 11:04:04 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPEDIENTE https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/414 Oyama Braga Martins Netto Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/414 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 Brasil FUNÇÃO E PROTESTO https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/374 <p>In 1919 in Germany, the Bauhaus was created, a design school founded by the architect Walter Gropius. The School with its functionalist and minimalist ideas significantly influenced the art world in the 20th century. Based on the binomial “form and function”, the Bauhaus determined a peculiar and widely used form of aesthetic language. The aim of this work will be to show the influences of the design school in the posters and leaflets used in the protests that swept France in May 1968. The popular studio, as the poster factory based at the School of Fine Arts in Paris became known, using characteristics common to the Bauhaus, intuitively produced functional and pragmatic minimalist Protest Design pieces. The term pragmatic minimalism refers to a type of minimalism that escapes from visual engineering, a minimalism that relies on minimal information so as not to have any interference in the message being conveyed during demonstrations, this idea being one of the main concepts of Protest design, generating functionality above aesthetics.</p> Saulo Henrique Justiniano Silva, Adenilson Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/374 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 Uma Mineração e Análise de Dados Acerca da Produção Acadêmica no Período de 1987 até 2018 dos Cursos de Pós-graduação do Brasil https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/392 <p>O presente trabalho apresenta uma abordagem de mineração de dados educacionais para analisar os avanços dos programas de pós-graduação cadastrados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Para a análise destes avanços aplicou-se métodos estatísticos em um conjunto de dados no intervalo de trinta e dois anos, de 1987 até 2018, obtidos nos dados abertos por meio do Portal Brasileiro de Dados Abertos. Como resultado deste estudo, obteve-se a visualização gráfica de curva de crescimento da produção científica sob diferentes aspectos, sendo eles: região do Brasil, área do conhecimento das produções acadêmicas, instituição de ensino superior, nível da pós-graduação e data da publicação.</p> Thiago Gama, Hugo Santos, Leonardo Catharin Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/392 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 O PLANEJAMENTO E O ORÇAMENTO NA AREA PÚBLICA: https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/390 <p>Este estudo teve como objetivo balizado na não regulamentação do Inciso I, § 9.º do artigo 165 da CF, desenvolver uma ‘modelagem’ baseado em um caso hipotético de construção do orçamento, seguindo o passo a passo, desde a composição das ações e a definição do programa que se constitui em um elo entre os problemas locais e a consolidação dos gastos nacionais, de acordo com a Portaria MOG n.º 42/99. Para orientar todos os procedimentos foram necessários revisitar os especialistas e legislação específica, para discutir a evolução do orçamento como instrumento de gestão; o planejamento na administração pública, constituídos pelas Leis do PPA, LDO e LOA e, por fim, a demonstração e análise de um caso hipotético. Foi utilizado como proposta metodológica a pesquisa bibliográfica, alinhada ao debate sobre os instrumentos de planejamento e orçamento. Por fim, restou como consideração a necessidade da regulamentação do dispositivo constitucional, para além dos aspectos legais, a padronização dos instrumentos de planejamento, sem deixar de considerar que a missão de planejar em um ambiente de recursos escassos vai além da sua construção e operacionalização.</p> ROLANDO VANZELA Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/390 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 A ARTE COMO PROPULSORAS DO DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL DO IDOSO https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/389 <p>A Arte é toda forma de manifestação proposital de sentimentos e pensamentos, ela pode configurar um recurso para a área da saúde dos idosos através do uso dos processos artísticos para fins curativos, além disso, a mesma também possui função psicoterápica por atuar sobre questões emocionais e nas relações sociais dos idosos. Ela permite a promoção das potencialidades expressivas e criativas dos sujeitos que a praticam e a observam, dentre suas linguagens destacam-se a pintura, desenho, dança, canto, música, modelagem, bordado, fotografias, filmes, teatro e contação de histórias. Por intermédio das abordagens da arte este estudo busca destacar a música e o teatro, que me meio ao cenário pandêmico tiveram papeis importantes através de dois projetos voluntários: “Nosso Amanhã” e “Retalhos de um Sarau”, sendo o primeiro exercido presencialmente e o segundo realizado de forma remota, ambos idealizados e promovidos por Cleire Fernandes Fraga, e praticados em parceria voluntária com a idealizadora por esta autora. Desta forma este estudo objetiva apresentar os benefícios da arte para o desenvolvimento sociocultural dos idosos, para tal, optou-se pela metodologia de estudo de caso através do relato da experiência vivenciada por esta autora nos projetos voluntários, somando-se ao relato embasamentos bibliográficos relevantes para a temática. A arte é mais do que uma ferramenta de apoio para a interação social e cultural, ela consiste em um meio para o alcance da resignificação através das expressões dos pensamentos e dos sentimentos, remetendo assim um recurso para a saúde e qualidade de vida dos idosos.</p> Rebecca Tavares Nishimura Abreu Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/389 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR E DO TUTOR VIRTUAL EM CURSOS DE LICENCIATURA NO EAD https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/387 <p><span style="font-weight: 400;">Considering that the emergence of new information and communication technologies impacted and brought new impulses to distance education, with the help of the Internet, this has enabled the emergence of these new alternatives as a central element of the teaching and learning process. Regarding the reflection on the role of the Tutor in the Context of Online Distance Education, in teacher training, we highlight the main differences between their activities, which were previously attributed to traditional teachers, accustomed to experiencing their practice in another way. In addition to discussing obstacles and appropriate strategies in this Online environment and overcoming the geographical and temporal distance that existed between teachers and students, it was from there that we sought answers to specific questions, such as: Does the tutor teach? How is the tutor's job? What are their roles and functions? What is important in tutoring in the context of an online distance course? Consequently, distance education, previously focused on printed texts, is now giving way to digital electronic sources, bringing almost infinite possibilities for learning. However, in this new situation, the traditional roles of teachers, students and institutions need to be better understood and investigated to face the necessary changes.</span></p> <p>&nbsp;</p> Karen Mandarino, Fabiane Fantacholi Guimarães, Greicy Juliana Moreira, Rayane Peixoto de Melo, Vanice Vieira Fernandes, Claudiana Marcela Siste Charal Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/387 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 ACUPUNTURA COMO FERRAMENTA DE CUIDADO EMOCIONAL E BEM-ESTAR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/396 <p><em>A OMS indica a necessidade urgente de transformação no campo de cuidados em saúde mental, dados mostram que uma das principais causas de incapacidade, estão relacionados com transtornos mentais, faz-se urgente a construção de mais espaços alternativos que consigam identificar a saude mental como algo mais amplo e integrado. A acupuntura é uma das práticas mais utilizadas da MTC, com vistas a tratar queixas de dores, sintomas diversos, distúrbios psicológicos, que tendem a causar grandes transtornos. Esta revisão integrativa buscou identificar, na literatura, informações sobre a atuação da acupuntura questões &nbsp;&nbsp;relacionadas a saúde mental e qualidade de vida. Realizou-se um apanhado de várias fontes, sendo MEDLINE, Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS), Mosaico Saúde Integrativa, BDENF Enfermagem, Politicas Informadas por Evidências (PIE), Coleciona SUS, SCIELO e outros fornecedores das publicações essenciais para a construção da pesquisa. Foram identificados 15 estudos que demonstram resultados voltado a várias queixas, que de alguma forma afetava a saúde mental e qualidade de vida. Foram verificados resultados relevantes nos quadros emocionais, na qualidade de vida e efeitos relacionados a tratamento medicamentoso.</em></p> ODLACI REBECA DUARTE LIMA Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/396 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 A COVID-19 E A CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DE QUEBRA ESTRUTURAL https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/375 <p>O trabalho tem por objetivo estimar se a pandemia do coronavírus, declarada pela<br>Organização Mundial da Saúde em 11/03/2020, provocou quebra estrutural nas principais<br>variáveis utilizadas na análise de conjuntura econômica. Utilizando-se do Teste de<br>Quebra Estrutural Zivot-Andrews, foi estimado o momento da quebra estrutural nas<br>variáveis selecionadas entre os anos de 2017 e 2021. Dentre as variáveis estudadas, as<br>variáveis Produto Interno Bruto, IPCA, Base Monetária e Taxa de Câmbio apresentaram<br>ponto de quebra estrutural no ano de 2020 ao nível de significância estatística de 5%.</p> Lucas Henrique Inperes, Orientador Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/375 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 A ESTRUTURAÇÃO MÍTICA DAS SOCIEDADES PRIMITIVAS DA AMÉRICA LATINA https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/383 <p><strong>&nbsp;</strong>A presente pesquisa pretende analisar a estruturação mítica das sociedades primitivas da América Latina. Tendo como principal referencial as produções bibliográficas de Pierre Clastres, Mircea Eliade, Ailton Krenak e Julio Cezar Melatti. Assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar alguns elementos fundamentais das sociedades primitivas que são organizadas a partir das narrativas míticas diversas da lógica europeia, e demonstrar que o princípio estruturante da sociedade influencia diretamente o modo existencial dos indivíduos e na formação da cultura. Com o intuito de conceber as características básicas das sociedades míticas, verificar-se-á a estrutura dos mitos, a representação do ato criacionista e a harmonia dos indígenas com a natureza. A metodologia utilizada será de caráter dedutivo a partir de pesquisa bibliográfica. É esperado chamar atenção para o fato de que os modos de ser e existir no mundo decorrem, também, da estrutura social.</p> SUELI HATSUMI OKAZAKI, GIOVANE MORAES PORTO Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/383 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 Sempre Gabriela https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/397 <p align="justify">Propomos apresentar um artigo de cunho literário, cujo enfoque são as semelhanças de uma personagem de mesmo nome: Gabriela, nas obras de Jorge Amado e Nicolás Guillén. A questão que norteia esta pesquisa é: quais as eventuais semelhanças entre as personagens Gabriela, do romance homônimo Gabriela, cravo e canela do brasileiro Jorge Amado, e Gabriela, do poema Secuestro de la mujer de Antonio, do poeta cubano Nicolás Guillén, no que tange à influência africana?</p> Janyne Saraiva Tagua Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/397 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 A IMPORTÂNCIA DO IMPACTO DA LEITURA PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPREENSÃO DO TEXTO PELO LEITOR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/398 <p>O reconhecimento da subjetividade do leitor na construção da significação no texto tem sido preocupação de teóricos e professores acerca do ensino de leitura. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre a importância de se considerar o impacto da leitura para a compreensão do texto pelo leitor. Para tanto, projeta-se este trabalho, sob um caráter exploratório, com enfoque na subjetividade do leitor, seguindo visões teóricas de autores que têm trabalhado nessa perspectiva como: (JOUVE, 2002); (ANDRUETTO, 2017); (ROUXEL, 2012) entre outros. Assim, o corpus deste estudo é constituído por um questionário aplicado em meio virtual, com estudantes de Pós-graduação de Instituições públicas e privadas. Com base na interpretação e análise dos dados, constatou-se a importância da subjetividade para a formação de leitores críticos e, espera-se com esta pesquisa, contribuir para fomentar mais reflexões, mais discussões sobre a importância de se considerar o leitor real como ponto de partida para interpretação de texto na sala de aula e fora dela.</p> Fátima Christina Calicchio Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/398 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 O PEDAGOGO NO CENÁRIO EMPRESARIAL https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/380 <p>Com a intenção de estruturar mudanças e ampliar a aquisição de conhecimentos no<br>espaço escolar, a pedagogia empresarial surgiu para dar suporte para toda<br>estruturação organizacional da escola. Historicamente a atuação do pedagogo<br>estava atrelada apenas a docência, porém, com o passar dos anos surgiram outras<br>demandas referentes a esses profissionais. Surgindo então o pedagogo no âmbito<br>empresarial. Por esse motivo, o profissional de pedagogia empresarial é<br>considerado um instrumento que irá promover a reconstrução de conceitos básicos,<br>tais como: trabalho em equipe, criatividade, proatividade e outros, para que assim<br>novas estratégias e metodologias sejam criadas para auxiliar na apropriação dos<br>conhecimentos e na mudança de comportamento dos sujeitos. Foi então deliberado,<br>Leis, Resoluções e Diretrizes que durante os anos foram se contemplando e<br>alterando a ideia do profissional de pedagogia em ambientes não escolares.</p> Karen Mandarino, Fabiane Fantacholi Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/380 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 Português LETRAMENTO DIGITAL E AUTONOMIA DO ESTUDANTE FRENTE AO SEU CURSO DE LICENCIATURA EAD https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/395 <p><span style="font-weight: 400;">Resenha crítica de uma pesquisa nível superior, Letramento digital na formação inicial de professores: a visão de graduandos de pedagogia EaD Educação, o qual foi possível ler e compreender as ferramentas TDICs e o ensino à distância como precursores para realização de colocação no mercado de trabalho dos estudantes da pedagogia, além de notar por meio dos dados estatísticos as especificidades das dificuldades encontradas nesta trajetória. Para tanto, a resenha coloca como ponto crucial a autonomia dos estudantes universitários para bons resultados no decorrer da graduação. </span></p> Thamires Ramos Guiciardi Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/395 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300