DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos <p>A Revista da Pós-Graduação MUDOU ! Agora se chama <strong>DIVERSITÀ: REVISTA MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CIDADE VERDE</strong></p> <p>A <strong>Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde - ISSN 2764-5444 - </strong>está vinculada à outrora chamada <strong>Revista da Pós-Graduação do Centro Universitário Cidade Verde</strong>, substituindo-a, mantendo e dando continuidade a numeração de seus volumes.</p> <p>A <strong>Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde - ISSN 2764-5444 - </strong>é um periódico eletrônico anual de acesso aberto e gratuito que se destina a promover a difusão e a divulgação do conhecimento a partir da publicação de resultados de <strong>pesquisas, experiências, estudos e discussões</strong> realizados por discentes e docentes vinculados à Cursos e Programas de Graduação e Pós-Graduação, presencial e EAD, do Centro Universitário Cidade Verde e/ou pessoas que se dedicam no seu âmbito profissional, a quaisquer áreas do conhecimento, interdisciplinar e/ou multiprofissional que tenham interesse em mostrar seus estudos científicos inéditos de forma ampla e em diálogo com as diversas áreas do saber.</p> <p>A <strong>Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde - ISSN 2764-5444 - </strong>não cobra taxas de editoração, submissão e/ou publicação dos(as) autores(as) e utiliza o <em>Open Journal Systems</em> (OJS), plataforma de código livre gratuito, para a administração e a publicação dos artigos aprovados pela Comissão Editorial. </p> pt-BR revistasunifcv@unifcv.edu.br (Paula Juliana Ferreira Albero) biblioteca@unifcv.edu.br (Mara Regina Colafatti) Tue, 01 Aug 2023 17:27:52 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 UMA INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA EXPRESSÃO DE FUTURIDADE COM A FORMA DO “FUTURO SIMPLES” VERSUS A “PERÍFRASE VERBAL IR + INFINITIVO E AS VARIEDADES “NÓS” E “A GENTE” EM GÊNEROS TEXTUAIS DO CONTÍNUO FALA-ESCRITA https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/427 <p>Estudos sociolinguísticos têm evidenciado que no contexto escolar brasileiro o ensino pronominal e verbal prioriza os aspectos cunhados pela tradição gramatical, cuja realidade tem sido motivo de preocupação e de estudos de pesquisadores na área da linguística, especialmente, na área da sociolinguística, por apresentar um distanciamento da realidade linguística brasileira. Diante disso, este estudo objetiva apresentar uma investigação da variação nas formas de expressão da 1ª pessoa do plural e a variação para fazer referência ao futuro, as quais têm sido apresentadas em diversos estudos como VIEIRA (2019); (FARACO, 2008); dentre outros. Para a investigação dos fenômenos variáveis sobre a variação pronominal “Nós” <em>versus</em> a forma “A gente” e a expressão de futuridade com a forma do “futuro simples” <em>versus</em> a “perífrase verbal ir + infinitivo”, seguindo aspectos propostos pela Sociolinguística Educacional, o <em>corpus</em> desta pesquisa constitui-se de diferentes gêneros textuais do contínuo fala-escrita proposto por Bortoni-Ricardo (2004. De base na análise dos fenômenos investigados, constatou-se que a língua evidencia um conjunto de regras variáveis. Diante disso, espera-se contribuir para uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa, como fenômeno gramatical, pautado nos pressupostos da Sociolinguística Educacional, colaborando, dessa forma, para que a língua seja cada vez mais considerada pelos falantes como um meio de interação social e cultural.</p> Fátima Christina Calicchio Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/427 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300 REVISITANDO SARTRE: A ESCOLHA COMO DÁDIVA https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/424 <p>Este artigo teve como objetivo articular os termos liberdade e escolha sob a perspectiva existencialista de Jean-Paul Sartre. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho explicativo. Em um primeiro momento, realizou-se uma distinção entre os termos liberdade ontológica e liberdade em situação, posteriormente, foi explanado sobre o poder de escolha. Para Sartre, o ser humano é constitutivamente livre e responsável por suas escolhas e, por conseguinte, cabe a si mesmo definir sua própria história. A liberdade não é uma qualidade do ser humano, tampouco é sinônimo de livre-arbítrio, mas é a liberdade que constitui o ser enquanto sujeito. Além disso, a liberdade não é absoluta, pois o homem vive concretamente em um contexto social, contornado por regras às quais deve se submeter para conseguir sobreviver. A liberdade, portanto, será exercida sempre dentro de uma situação específica. Em suma, as escolhas que uma pessoa faz ao longo da vida definem a sua essência, assim, ser livre é o ato de decidir e responsabilizar-se por sua própria existência.</p> JULLIE CATHERINE FURTADO, FLÁVIA NEVES FERREIRA Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/424 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300 A A TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E SEU PAPEL PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/426 <p>O presente artigo trata do tema a precarização das relações de trabalho como uma expressão da questão social. O objetivo é refletir sobre a precarização das relações de trabalho, os conflitos e embates que se configuram como expressões da questão social, tornando-se demandas a serem trabalhadas pelo assistente social. A perda de direitos e a falta de garantias e segurança resultantes da flexibilização da legislação trabalhista, é uma demanda cada vez mais presente na atuação profissional do/a assistente social, que tem o compromisso de se posicionar eticamente e politicamente na defesa e garantia dos direitos, pautados pelo Código de Ética da Profissão. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica corroborando com as reflexões sobre o tema em tela. Partimos da hipótese de que as tensões nas relações de trabalho podem ter eco na flexibilização das leis trabalhistas, que encontra na terceirização e fragilização das relações uma de suas formas de expressão. Como resultado da pesquisa é possível observar que por um lado a terceirização se apresenta para o capital como algo positivo, com redução de custos, aumento da produtividade, da qualidade de serviços prestados, fomentando a simplificação na gestão e aumento da concorrência. Por outro lado, para o trabalhador, trouxe prejuízos com aumento da insegurança e da instabilidade no emprego, remuneração menor e ampliação de carga de trabalho, afetando sua vida em diferentes áreas, como econômica, social, emocional entre outras, fazendo com que esse recorra cada vez mais as políticas públicas para respaldar seu cotidiano.</p> Maria Cristina Gabriel Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/426 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300 TRANSFORMAÇÕES SUBJETIVAS DE CORPOS LÉSBICOS QUE RESISTEM https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/434 <p><span style="font-weight: 400;">A construção de um corpo lésbico político é atravessada por diversos determinantes e condicionantes. É possível considerá-los a partir de experiências singulares que se relacionam diretamente com as estruturas sociais que circunscrevem não só o campo político, mas a própria experiência do que é ser lésbica em uma sociedade heteronormativa. Deste modo, buscamos nesse trabalho suscitar algumas discussões acerca da construção da identidade lésbica e dos limites e possibilidades da sua definição, bem como pensá-la a partir de uma construção sobre o que é o político e de sua relação com o político. Partindo de Butler, em suas definições sobre performatividade e gênero, problematizamos as divisões binárias que habitam o imaginário social sobre as lesbianidades e, ainda em Butler, consideramos a sua aposta atual em políticas de coalizões. Estes processos apontam para as possibilidades emergentes no encontro entre os sujeitos que comumente são excluídos e marginalizados, dentro daquilo que a autora conceitua como precariedade. O estudo pretende analisar o potencial de produzir resistência e ressignificar modos de vida na precariedade, neste encontro de subjetividades.</span></p> Daniele Fébole, Leonardo Lemos de Souza Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/434 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300 A EXISTÊNCIA EM CENA: UMA ANÁLISE EXISTENCIALISTA DO FILME SOUL https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/435 <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo principal deste escrito foi de articular o enredo da animação </span><em><span style="font-weight: 400;">Soul</span></em><span style="font-weight: 400;"> com </span><span style="font-weight: 400;">algumas questões existenciais que emergem ao longo da narrativa, seguindo a perspectiva de Jean-Paul Sartre.</span> <span style="font-weight: 400;">Para tanto, </span><span style="font-weight: 400;">foi elencado para análise os seguintes temas: </span><span style="font-weight: 400;">existência e essência; consciência e projeto. O</span><span style="font-weight: 400;"> filme procura transmitir uma mensagem que reivindique a importância de viver a vida estando presente, consciente das escolhas e aproveitando as pequenas recompensas dela, ao invés de estar obcecado com as expectativas. O projeto mais fundamental do sujeito não é uma meta objetivada, mas é a experiência que ele faz de si na relação com o outro e com o mundo. Um dos aspectos</span><span style="font-weight: 400;"> predominantes para os pensadores existencialistas é a valorização da própria existência pessoal como ponto fundamental de suas teorias. Nessa direção, </span><em><span style="font-weight: 400;">Soul</span></em><span style="font-weight: 400;"> é um filme que leva a refletir sobre as percepções humanas da mortalidade e como atribuir significado à vida diante de sua finitude.</span></p> André Lucas do Valle, Flávia Neves, Franciane Cavalcante Constantino, Lucas Aparecido Pereira, Suélen Manoel Favero, Tamirez Lohany Palasi Semezatto Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/435 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300 UM SERVIÇO SOCIAL https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/429 <p>Este estudo trabalha na perspectiva de demostrar que o trabalho do Assistente Social perpassa diferentes dimensões, sendo a Política Pública de Assistência Social uma delas. O que possibilita a inserção desse profissional nos vários espaços sócio-ocupacionais, destacando-se os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Dessa forma este artigo é de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo, tendo como objetivo geral conhecer o papel do profissional do Serviço Social dentro dos Centros de Referência de Assistência Social no município de Coelho Neto - MA. E os objetivos específicos: Identificar o perfil das demandas que perpassam pelas instituições em estudo; descrever como se dá a intervenção dos profissionais do Serviço Social nesses espaços; Caracterizar os instrumentos e técnicas realizados pelo assistente social e refletir sobre os limites e possibilidades do trabalho do assistente social no CRAS. As categorias que nortearam esse estudo foram Serviço Social e a Política de Assistência Social, visando refletir sobre as estratégias voltadas para as políticas sociais que vem sendo aplicadas no município com vistas a diminuir os riscos de maiores vulnerabilidades sociais nas comunidades locais, cabendo assim ao Assistente Social o escopo perante os anseios sociais das famílias atendidas nos centros de referências CRAS I e II. Os resultados obtidos em relação ao tema em estudo preponderam nas discussões, através de leituras em diversas fontes sobre a teoria e a prática do profissional em Serviço Social nos CRAS na cidade de Coelho Neto – MA.</p> Mauro Sérgio Brito Rodrigues Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/429 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300 O PROGRAMA TEMPO DE APRENDER E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A ALFABETIZAÇÃO https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/419 <p>Este artigo aborda a temática da formação continuada de professores para a alfabetização em sua interface com o Programa Tempo de Aprender instituído pela Portaria nº 280, de 19 de fevereiro de 2020. Coordenado pelo Ministério da Educação, o referido Programa se configura como uma das estratégias implementadas no âmbito da Política Nacional de Alfabetização instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar o Programa Tempo de Aprender e seus contributos à formação continuada de professores para a alfabetização no cenário brasileiro que começou a ser desenhado a partir de 2019. Para o alcance desse objetivo, parte-se de uma pesquisa de abordagem essencialmente qualitativa e de natureza exploratória, bibliográfica e documental. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de outubro e dezembro de 2022 e valeu-se de consultas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Portal do Ministério da Educação (MEC) e no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC). Os resultados indicam que o Programa Tempo de Aprender e as ações por ele implementadas são um retrocesso à alfabetização no Brasil e pouco contribuem para a formação continuada dos professores alfabetizadores dentro de uma perspectiva crítica, criativa e sócio-histórica.&nbsp;&nbsp;</p> Daniella Domingues Alvarenga Marques, Heriberto Francisco Xavier Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/419 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300 A CONJUNTURA INTERNACIONAL E POLAR ANTECEDENTE AO SISTEMA DO TRATADO DA ANTÁRTIDA https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/431 <p>Trata-se de artigo que busca delinear os principais aspectos das ondas do imperialismo na Antártida que constituíram aspecto central da conjuntura internacional e polar anterior ao advento do Sistema do Tratado Antá´rtico.</p> Hidemberg Alves da Frota Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/431 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300 GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA ESSENCIAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/436 <p><span style="font-weight: 400;">A educação no Brasil sempre foi deixada em segundo plano por ter um processo ultrapassado e desestimulante, pois infelizmente não há políticas públicas que facilitem a modernização e a reformulação do modelo de ensino-aprendizagem utilizado atualmente, que é extremamente defasado. Hodiernamente, os estudantes de nível superior chegam extremamente despreparados para cursar uma graduação, uma vez que não se sentem motivados durante sua formação básica e, consequentemente, não dão a devida valorização ao ensino. Neste artigo de revisão, será feita uma contextualização sobre a importância de se implantar uma metodologia de ensino gamificada, cujo principal objetivo é o engajamento e o foco no humano, retirando dessa forma o peso durante o processo de aprendizagem. Além disso, será feita uma revisão bibliográfica quanto à educação ambiental e à curricularização da extensão universitária.</span></p> Victor Barbieri, Andr´´e Luis Azevedo Guedes Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/436 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300 A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM FOCO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/433 <p>A prática pedagógica apoiada em boas metodologias de ensino e que garantam uma aprendizagem rica e realmente significativa são ponto-chave para o sucesso da Educação. Contextualizar aquilo que pretende ser transmitido como conteúdo ao discente é fundamental para garantir que aquilo que se está ensinando, de fato, está sendo aprendido, isso tanto nas turmas do ensino regular comum e, também, nas salas de recursos multifuncionais onde ocorre o AEE. Fala-se, portanto, em práticas pedagógicas inclusivas, que são aquelas que buscam atender às necessidades educacionais de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, garantindo a igualdade em relação à BNCC e a equidade em relação ao currículo, e promovendo a participação plena e efetiva de cada estudante. Essas práticas são fundamentais para construir uma educação de qualidade e proporcionar aprendizagens significativas aos alunos público-alvo da Educação Especial, por exemplo. A literatura traz abordagens e estratégias para realizar adaptações curriculares, que são os ajustes feitos no conteúdo, na metodologia, na avaliação e nos recursos utilizados, a fim de atender às necessidades específicas dos alunos com dificuldades de aprendizagem ou outras necessidades educacionais especiais. Por fim, percebe-se que a prática pedagógica e a aprendizagem significativa caminham juntas, desmistificando o ensinar por ensinar e o aprender por aprender, mostrando a real intenção de se trabalhar determinados conteúdos e suas aplicabilidades. Em outras palavras, trabalham exclusivamente com o objetivo de trazer mais sentido ao processo ensino-aprendizagem, ao trabalho docente e à construção de uma maior solidez na Educação.</p> William de Assis Silva Copyright (c) 2023 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR https://revista.unifcv.edu.br/index.php/revistapos/article/view/433 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 -0300