IMPACTOS DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
UMA REVISÃO NARRATIVA PELA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA
Palavras-chave:
Ensino Público, Psicologia Escolar, Psicologia Saúde, Qualidade de Vida, Corona Vírus, Desigualdades SociaisResumo
A pandemia causada pelo Covid-19 trouxe nos anos de 2020 a 2022 a necessidade de quarentena e o isolamento social para todas as comunidades. Por conta disso, decretos municipais, estaduais e federais fecharam temporariamente as instituições de ensino em todo o território nacional e impossibilitaram a normalidade do ano letivo de 2020 de forma presencial, criando, dessa forma, mais dificuldades para os alunos e profissionais da educação básica brasileira. O presente artigo visa relacionar os impactos da pandemia do Covid-19 na educação básica do ensino público brasileiro e seu impacto psicossocial para essas crianças e adolescentes, destacando-se a necessidade de lutar pela garantia de direitos fundamentais da infância e adolescência e manter a educação brasileira acessível e em um patamar de dignidade para todas e todos, mesmo em tempos de crise. Portanto, também se abordará aqui a questão da criação e aprimoramento de políticas públicas visando diminuir esses impactos e prejuízos psicossociais como é previsto no aparato legal do Estado, que prevê no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que a criança e ao adolescente têm o direito a uma educação que vise o pleno desenvolvimento de sua pessoa e que a prepare o exercício de sua cidadania e qualificação para o trabalho. O artigo apresentará, ainda, como a diferenciação social entre os que têm possibilidade de estudos em condições adequadas e os que não o tem (e muitas vezes evadem da vida escolar por não terem tais condições) promove um estado de segregação social. O método utilizado para a produção desse artigo e para o levantamento de dados foi de revisão narrativa.