DISCIPLINA POSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Isabel dos Santos Souza Feriance

Resumo

A educação é muito importante no desenvolvimento de uma pessoa, surge neste contexto a disciplina positiva, uma alternativa que aborda conceitos como gentileza, firmeza, respeito e conexão que apresenta-se como eficaz a longo prazo tanto no ensino de habilidades de vida quanto no desenvolvimento das capacidades. Este estudo tem como objetivo incitar uma reflexão sobre o respeito e a criança através da abordagem positiva no processo de ensino aprendizagem. A fundamentação deste trabalho se deu por meio do embasamento teórico feito a partir de revisão bibliográfica de obras conceituadas objetivando apresentar como a disciplina positiva pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno segundo a metodologia. Concluiu-se que através desta metodologia a aprendizagem e a disciplina se tornam mais leves trazendo um benefício mútuo para o professor, o aluno e a sociedade.

Referências

LEE, Fernanda. Por que as crianças fazem birra? Revista Filosofia Positiva [online], 2020. Disponível em: < https://filosofiapositiva.com.br/por-que-as-criancas-fazem-birra/ > Acesso em: 04 de setembro de 2021.

NELSEN, Jane. Disciplina Positiva: O Guia Clássico para Pais e Professores. Edição nº 03, São Paulo: Editora Barueri, 2016.

VRIES, Sophia J. de. Some Basic Principles of Individual Psychology. In: Adler Institute – Revista Individual Psychology Bulletin, vol. 09, 1951. Disponível em: < http://www.adlerian.us/basic.htm > Acesso em: 05 de setembro de 2021.

Downloads

Publicado

20-09-2021

Edição

Seção

Artigos