A CONTRIBUIÇÃO DO SEIS SIGMA AO PROCESSO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Rebecca Tavares Nishimura Abreu

Resumo

A competição organizacional fomenta uma corrida pela entrega de qualidade e melhorias em curto prazo. Dentro deste cenário surgem ferramentas de apoio à gestão, visando identificar as falhas para minimizá-las dentro dos processos organizacionais, além de apresentar e implementar metodologias de melhoria na empresa. Dentre estas ferramentas destaca-se o programa Seis Sigma que elimina os processos falhos e eleva a velocidade dos processos eficazes. Este estudo objetiva apresentar a contribuição do programa Seis Sigma ao Processo Organizacional. Para a realização deste artigo optou-se pelo método de revisão bibliográfica com informações colhidas em bases acadêmicas e revistas conceituadas. Constatou-se que o programa Seis Sigma pode reduzir os custos e atrasos das organizações através do aperfeiçoamento dos serviços, produtos e processos.

Referências

ABRAHAM, Márcio. Modelo de Gestão do Lean Seis Sigma. Revista Banas Qualidade. Dez. de 2013. Disponível em: < https://www.banasqualidade.com.br/seis-sigma/2013/12/modelo-de-gestao-do-lean-seis-sigma.pdf > Acesso em: 20 de maio de 2021.

ECKES, George. A revolução seis sigma: o método que levou a GE e outras empresas a transformar processos em lucro. Edição nº 13, Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001.

FM2S. Educação e Consultoria para Empresas. Valores dos cursos Belt (2021). Disponível em: < https://ead.fm2s.com.br/ > Acesso em: 16 de maio de 2021.

SANTOS, Virgílio Marques dos. O Seis Sigma nasceu na Motorola ou no Japão? FM2S. Ago. de 2017. Disponível em: < https://www.fm2s.com.br/seis-sigma-motorola-ou-japao/ > Acesso em: 18 de maio de 2021.

TRAD, Samir; MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Seis Sigma: Fatores críticos de sucesso para sua implantação. Revista de Administração Contemporânea. Curitiba, vol. 13, edição nº 04, out./dez. de 2009.

Downloads

Publicado

20-09-2021

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)