Uma Mineração e Análise de Dados Acerca da Produção Acadêmica no Período de 1987 até 2018 dos Cursos de Pós-graduação do Brasil

Autores

  • Thiago Gama Centro Universitário Cidade Verde
  • Hugo Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Leonardo Catharin Centro Universitário Cidade Verde

Palavras-chave:

Ciência de dados, Produção acadêmica, Panorama histórico, Cursos de pós-graduação, Brasil

Resumo

O presente trabalho apresenta uma abordagem de mineração de dados educacionais para analisar os avanços dos programas de pós-graduação cadastrados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Para a análise destes avanços aplicou-se métodos estatísticos em um conjunto de dados no intervalo de trinta e dois anos, de 1987 até 2018, obtidos nos dados abertos por meio do Portal Brasileiro de Dados Abertos. Como resultado deste estudo, obteve-se a visualização gráfica de curva de crescimento da produção científica sob diferentes aspectos, sendo eles: região do Brasil, área do conhecimento das produções acadêmicas, instituição de ensino superior, nível da pós-graduação e data da publicação.

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Publicado

22-12-2022

Edição

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Artigos Completos