DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO E NO USO DOS SISTEMAS ENTERPRISE RESOURCE PLANNING – ERP - PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Autores

  • Rafael Nishimura Abreu

Resumo

Os microempreendedores sofrem com a alta competitividade do mercado, por isso a implementação de um Enterprise Resource Planning – ERP - constitui uma ferramenta essencial para a prosperidade para seus empreendimentos. O objetivo deste artigo é apresentar os desafios para os Microempreendedores Individuais no uso dos sistemas ERP, desde a implementação até os passos recomendados na pós implementação. Para a realização deste artigo optou-se pelo método de revisão bibliográfica com informações colhidas em bases acadêmicas e revistas conceituadas. A implementação desta tecnologia requer, além de capital, uma mudança organizacional para que os objetivos do microempresário sejam alcançados.

Referências

BRASIL. Ministério da Economia. Sistema Nacional de Informações Econômicas Fiscais – SINIEF 07/05, 30 de setembro de 2005. Disponível em: < https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/2005/AJ007_05 > Acesso em: 30 de maio de 2021.

FERNANDES, Jean Carlos; MACIEL, Luciana Botelho; SOSSAI, Henrique Matheus Mariani. O Microempreendedor Individual (MEI), vantagens e desvantagens do novo sistema. Revista Newton Paiva, mai. de 2020. Disponível em: < http://revistas.newtonpaiva.br/redcunp/wp-content/uploads/2020/05/PDF-D16-08.pdf > Acesso em: 21 de maio de 2021.

PISANO, Gary P. The R & D Boundaries of the Firm: an Empirical Analysis. Revista Administrative Science Quarterly, vol. 35, edição nº 01, Ithaca, 1990.

Downloads

Publicado

20-09-2021

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)