Os CURSOS DE FORMAÇÃO NA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR): O ALUNO COMO SUJEITO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

A IMPORTÂNCIA EM SE TRABALHAR OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Marcos Leandro Garcia Integrado
  • Elaine da Silva Nantes

Palavras-chave:

Aprendizagem

Resumo

RESUMO

 

A presente pesquisa buscou compreender sobre o processo de ensino/aprendizagem e o papel do aluno enquanto sujeito ativo desse processo, no caso específico, dos cursos de formação na Polícia Militar do Paraná (PMPR) e, o ganho ao se falar das práticas pedagógicas no quesito educação e, o discente como elemento contributivo partilhando seus conhecimentos empíricos, científicos, filosóficos e sociológicos. Para tanto, o estudo discute questões sobre a formação do aluno e a busca do conhecimento para desenvolver habilidades significativas durante os cursos de formação da Polícia Militar do Paraná. A metodologia trabalhada foi a pesquisa explicativa, de cunho bibliográfico e análise qualitativa. O estudo chegou à conclusão que a transmissão do conhecimento não significa entregar tudo pronto ao aluno, ao contrário, o que realmente importa é levá-lo às discussões, críticas, interrogação e, a partir desse estágio inicia-se às descobertas, que levam ao verdadeiro conhecimento e a PMPR, tem em seu currículo esta preocupação, a de aprender e aprender mais.

 

Palavras-chave: Processo pedagógico. Ensino/aprendizagem. Polícia Militar do Paraná.

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Publicado

2024-07-10

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