PERSPECTIVAS DA BLACK FRIDAY NO BRASIL EM 2022 ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES NO TWITTER

Autores

  • Guilherme Velinças Chalhoub e Silva
  • Murilo Henrique Tank Fortunato Pecege

Palavras-chave:

análise de sentimentos, consumidores, linguagem, tweets.

Resumo

Seja em formato de vídeo, fotografias ou até mesmo escrito não dá para negar o crescimento e a importância que as redes sociais vêm obtendo no decorrer dos anos. Cada vez mais as pessoas utilizam desse meio para se comunicarem, compartilharem experiências e apresentarem opiniões sobre os mais variados temas. Nesse contexto, as empresas passaram a usufruí-las a fim de estreitar ainda mais as relações com os clientes e, ao mesmo tempo, coletar informações valiosas para o negócio, como por exemplo o que melhorar em um produto ou serviço e ter dados em tempo real sobre acontecimentos ao redor do mundo. O Twitter é uma dessas redes sociais onde os usuários expressam opiniões de maneira sucinta. Uma maneira de transformar os textos em informações relevantes para as organizações é através da análise dos sentimentos, onde avalia-se se o que estão escrevendo sobre um determinado assunto é positivo ou negativo. Nesse sentido, o presente trabalho analisou o sentimento dos tweets a respeito da Black Friday no Brasil em 2022, cujo objetivo era verificar a polaridade dos comentários na rede social. Para isso, foi necessário coletar diversos tweets sobre o tema, aplicar as técnicas de Processamento de Linguagem Natural, treinar e validar o modelo de machine learning até que, no fim, fosse possível realizar as análises. Conclui-se que, embora os resultados obtidos não sejam verdades absolutas devido a alguns fatores, os consumidores escreveram, em sua maioria, comentários de cunho negativo a respeito da Black Friday no Brasil em 2022.

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Publicado

2024-07-10