O O TRABALHO INFANTIL ARTÍSTICO SOB A LUZ DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
Resumo
Por meio do método dedutivo e da pesquisa bibliográfica o presente tem o intuito de verificar o ordenamento jurídico brasileiro quanto ao trabalho infantil artístico. Fez-se um breve levantamento histórico, tendo-se observado a inserção da criança no trabalho e o momento da prestação jurisdicional de proteção por parte do Estado, tanto no âmbito internacional quanto no âmbito nacional. Constatou-se a aplicação da Doutrina da Proteção Integral frente o trabalho infantil artístico e com observância da legislação pertinente e as suas devidas limitações quanto ao labor do infante no mundo das artes, bem como a competência da Justiça Comum Estadual para a concessão da autorização judicial, além da competência da Justiça do Trabalho para julgar e processar possíveis ações decorrentes de uma relação de emprego. Dê se concluir que a autorização é volátil, podendo ser revogada se descumpridos seus termos ou se o trabalho representar perigo à criança, após a análise de cada caso em concreto, observando-se os princípios da Proteção Integral e da Prioridade Absoluta da Criança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.