Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos somente trabalhos científicos originais (NBR6022:2018), completos, redigidos em língua portuguesa, apresentados em formato de artigos, relatos/estudos de caso, ensaios teóricos, relatos de experiência ou resenhas.

Os trabalhos científicos devem ser inéditos, assim considerados aqueles que nunca foram publicados em qualquer fonte de divulgação.

Permite-se a publicação de trabalhos comunicados em eventos acadêmicos e/ou científicos no Brasil ou no exterior, desde que a comunicação anterior apresente abordagem e finalidade distintas e que não ultrapasse um ano da primeira comunicação.

Os trabalhos científicos e relatos/estudos de caso devem apresentar introdução, objetivos (que podem ser inseridos na introdução), material e métodos, resultados, considerações finais e referências.

Ensaios teóricos e relatos de experiência devem apresentar introdução, desenvolvimento (tópicos e seções escolhidos pelos autores), discussão, considerações finais e referências.

Resenhas de obras publicadas nos últimos três anos, com a obra devidamente referenciada e identificada, devem apresentar conteúdo em estudo crítico com introdução, desenvolvimento/discussão e considerações finais.

Não serão aceitos artigos de opinião ou similares.

A estrutura dos trabalhos deve obedecer às diretrizes de redação científica de acordo com o delineamento da pesquisa realizada, sendo essas de inteira responsabilidade do(a) autor(a) ou autores(as).

Não é permitido o plágio ou autoplágio de nenhuma natureza. Todas as citações, paráfrases ou resumos deverão obrigatoriamente referenciar a publicação original.

Cada trabalho pode conter até 05 (cinco) autores(as).

Os trabalhos que envolverem pesquisas com seres humanos deverão vir acompanhados do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa das instituições em que a pesquisa foi ou estiver sendo desenvolvida.

Todas as fontes de financiamento ou suporte, público ou privado, para a realização da pesquisa (incluindo as agências de fomento) devem ser declarados em nota de rodapé na primeira página.

 

Os formatos de apresentação devem obedecer às normas vigentes da ABNT

NBR 6022:2018 – Informação e documentação – Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação

NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração

NBR 6024:2012 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação

NBR 6028:2003 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação

NBR 10520:2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação

 

São elementos obrigatórios:

Título em Língua Portuguesa

Nome completo do(a) autor(a) ou autores(as)

Titulação ou nível de formação, afiliação Institucional do(a) autor(a) ou autores e fomento (se houver) no rodapé da primeira lauda

O(a) autor(a) ou autores(as) deve(m) informar qualquer fomento, benefício financiamento ou bolsa de estudos ou pesquisa recebidos, de fonte comercial ou não, declarando não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado.

Resumo em Língua Portuguesa (NBR 6028:2003)

Resumo em Língua Inglesa

Introdução, Desenvolvimento (seções) e Considerações Finais (NBR 6024:2012)

Referências (NBR 6023:2018)

 

São elementos opcionais (Ver NBR 6022:2018)

Glossário

Apêndice

Anexo

Agradecimentos

 

Os trabalhos devem obedecer aos seguintes requisitos:

Mínimo de 15 (quinze) e máximo de 30 (trinta) laudas, contados todos os elementos obrigatórios, editados no arquivo em tamanho A4, posição vertical (retrato) para trabalhos completos, revisões e relatos/estudos de caso.

Mínimo de 10 (dez) e máximo de 15 (quinze) laudas, contados todos os elementos obrigatórios, editados no arquivo em tamanho A4, posição vertical (retrato) para ensaios teóricos e relatos de experiência.

Mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco) laudas, contados todos os elementos obrigatórios, editados no arquivo em tamanho A4, posição vertical (retrato) para as resenhas.

Título e subtítulo (se houver): caixa alta, negrito, recuado à esquerda, numerados na sequência, corpo 12; (NBR 6022:2018)

Autoria dos artigos à direita, com nome completo; qualificação em nota de rodapé;

Resumo e abstract (em inglês): Mínimo de 100 (cem) e máximo 250 (duzentos e cinquenta) palavras com espaço, contendo objetivo, metodologia e resultados; justificado, espaço simples, corpo 11; (NBR 6028:2003)

Palavras-chave/Keywords: Mínimo de 03 (três) e máximo 05 (cinco) e separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto;

Fonte “Times New Roman”; Corpo 12; Alinhamento justificado; Sem separação de sílabas;

Entrelinhas com espaçamento 1,5; Parágrafos de 1,5 cm;

Atentar-se para tamanhos de fonte e alinhamentos diferentes em citações longas, notas de rodapé, referências, etc, de acordo com as NBR’s vigentes;

Margens – superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;

As folhas não devem ser numeradas;

O sistema de chamada das referências das citações diretas ou indiretas deverão ser no formato autor-data (NBR 10520/2002), sendo as notas de rodapé somente explicativas;

O uso de sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.

Resenhas

Política Padrão de Seção

Artigos Completos

Política Padrão de Seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviçs prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.