Habilidades tecnológicas e comunicação na geração Y: A percepção destes fatores por gestores de empresas de Maringá
Palavras-chave:
Geração Y, Comunicação, Maringá, Tecnologia, Inovação, CarreirasResumo
O presente trabalho busca entender a percepção e como lidam os gestores de Recursos Humanos de Empresas de Maringá – Paraná - diante das mudanças tecnológicas que influenciam a maneira que a nova geração inserida no mercado de trabalho se comunica, tanto entre seus pares quanto no ambiente organizacional. As leituras sobre o tema se iniciaram em 2011 e a coleta de dados em 2013, através de questionário semi-estruturado direcionado ao gestor de Recursos Humanos de 11 empresas. Assim, é interessante perceber a evolução dos modelos em Gestão de Pessoas ao longo dos anos em Maringá sem desconsiderar o contexto econômico-social os quais as empresas, organismos que são formados por pessoas, estão inseridas. Paralelo a este cenário, profissionais de Recursos Humanos lidam com uma nova geração de jovens que tende se qualificar e ingressar cada vez mais tardiamente no mercado de trabalho. Estes jovens (Geração Y) se comunicam de maneira diferente de gerações veteranas (Geração X1, Baby Boomers2), as quais também estão cada vez mais focadas em produzir e se qualificar para manter os altos cargos e visibilidade que conquistaram durante sua carreira. Diante da diversidade de gerações na escala produtiva, a comunicação é o elo entre ambas e fator importante para análise. Foi possível constatar que, entre os gestores de 11 empresas pesquisados na cidade de Maringá, as novas formas de comunicação são associadas apenas à Geração Y apenas como algo inerente e não socialmente disposto através da evolução tecnológica criada pelas gerações anteriores. O maior desafio para os gestores é visualizar como absorver e conduzir estratégias que integrem a experiência de gerações anterioresReferências
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