DAS PRÁTICAS METODOLÓGIAS À APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE A EVOLUÇÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente trabalho vem por meio de uma revisão literária baseada em uma
pesquisa bibliográfica de vários autores fazer reflexões acerca da evolução da
ciência e do ensino da matemática, corroborando os métodos tradicionalista com as
novas percepções de práticas emergentes para o ensino-aprendizagem na
sociedade atual, sendo este o objeto principal desse estudo. Para elaboração do
mesmo, o referencial teórico foi dividido em três tópicos: um breve histórico sobre a
ciência matemática, a evolução do ensino-aprendizagem de matemática na
educação básica e o professor e as práticas metodológicas no ensino aprendizagem
de matemática. De modo geral, se tem como considerações finais do tema
abordado, a emergente necessidade de inserção de metodologias alternativas e
práticas que envolva as necessidades da sociedade atual, assim como a abordagem
de situações reais vividas pelo aluno e, não mais apenas a teoria tradicionalista que
é um dos principais fatores para o baixo interesse do aluno pela disciplina, tornandoa “chata” e desprazerosa.