O profissional de marketing e o cenário híbrido que envolve as linguagens da publicidade e da propaganda

Autores

  • Tácia Rocha
  • Marcela Bortotti Favero

Palavras-chave:

Publicidade, Propaganda, Marketing, Linguagem, Hibridismo.

Resumo

A publicidade e propaganda tem vivenciado fases de transformações em sua tipologia, à medida que o próprio mercado tem complexificado as relações comerciais e a diversidade de produtos. Por essa razão, entre outros fatores históricos aqui ensaiados, essas duas atividades da promoção, um dos P's do Mix de Marketing, envolvem profundas contradições, pois não há unanimidade de definições entre os autores. Este trabalho tem por objetivo compreender quais as diferenças entre a linguagem da publicidade e a linguagem da propaganda, partindo da hipótese de que essas linguagens ora se distinguem, ora se fundem, ocasionando uma indiscriminação dos termos por parte do profissional de marketing. Para tanto, o aporte histórico tratará das peculiaridades que cada linguagem adquiriu no processo de comunicação, combinado com pesquisa documental de vídeos publicitários e análise de conteúdo dos mesmos, a fim de compreender como se dão os fenômenos entre essas tipologias na atualidade. A pergunta que norteia esta pesquisa é: como o profissional de marketing pode distinguir os termos para utilizá-los de maneira estratégica na comunicação de uma marca? O que está em jogo não são achismos mercadológicos ou academicismos em série sobre publicidade e propaganda, mas o conhecimento da essência de cada um desses elementos com vistas à eficiência comunicacional de uma determinada instituição, seja pública ou privada.

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Publicado

19-10-2015

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