APLICAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 9099/95 NA JUSTIÇA MILITAR ESTADUAL
Abstract
RESUMO: Em 27 de setembro de 1999 foi promulgada a lei 9839, que acresceu na Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995, o artigo 90-A que dispunha que suas disposições não se aplicam no âmbito da Justiça Militar. Ocorre que o texto legal se refere à justiça militar de maneira genérica e, consequentemente, leva os reflexos de sua alteração tanto para a Justiça Militar da União, quanto para a Justiça Militar Estadual. Desta forma, atinge tanto os militares federais, membros das forças armadas, os civis que, porventura, cometam crimes militares contra a justiça militar da União e também os militares estaduais, membros das policias militares e bombeiros Militares dos Estados. Sendo assim, justifica-se a elaboração desta pesquisa nos vários imbróglios jurídicos que surgiram em decorrência da maneira genérica com que o texto do Art. 90A foi descrito, permitindo uma série de interpretações judiciais idiossincráticas sobre o tema, privando, por vezes, direitos e garantias fundamentais. Não é razoável, isonômico nem proporcional dar o mesmo tratamento jurídico a todos os sujeitos que estão submetidos à justiça militar – militares federais, civis e militares estaduais –, pois cada um, face às suas peculiaridades e complexidades, merece um tratamento específico à luz do direito brasileiro. É sob este prisma que se assentará a presente pesquisa, trazendo como fundamento precípuo a boa e correta aplicação do direito na Vara da Auditoria da Justiça Militar Estadual do Paraná, garantindo um equilíbrio entre a manutenção dos pilares da Hierarquia e Disciplina das instituições militares e o resguardo dos direitos e garantias fundamentais, bem como da dignidade da pessoa humana dos militares estaduais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.