MINERADORAS EM BARCARENA NO PARÁ: A REAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL
Abstract
Em um cenário onde é crescente o nível dos ataques que põem em xeque a integridade da Amazônia, seja por meio de aumento de emissão de gases, desmatamentos ou atividades industriais temerárias no geral, necessária se faz a exposição de acontecimentos que explicitam, por si só, a dimensão do perigo imposto pela ausência de medidas eficazes à preservação e proteção ambiental. Para elucidar a imprescindibilidade da tutela do meio ambiente pelo Direito Internacional, o estudo alicerça-se na descrição do desastre ambiental do ocorrido no município de Barcarena, localizado no Estado do Pará, motivado pela atividade mineradora de empresas estrangeiras na região, bem como no breve relato do sofrimento causado às comunidades vulneráveis residentes, em clara denúncia da fragilidade legislativa relativa à questão ambiental. Metodologicamente, o artigo se vale da abordagem qualitativa de dados, obtidos mediante pesquisa bibliográfica (artigos científicos, teses, monografias), documental (tratados, convenções, relatórios) e revisão de literatura específica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.