RESPONSABILIDADE CIVIL E MEDIDAS PREVENTIVAS NO CONTEXTO DO ABANDONO AFETIVO INVERSO
PROTEÇÃO DA PESSOA IDOSA
Abstract
A presente pesquisa pretende analisar o abandono afetivo inverso e suas consequências jurídicas, especialmente quanto à responsabilização civil dos filhos pelos danos morais sofridos por pais idosos, tendo como principais referenciais as construções teóricas do direito civil e da dignidade da pessoa humana, o objetivo deste artigo é demonstrar que o afeto, ainda que não exigível juridicamente, pode gerar dever de indenizar quando sua ausência resultar prejuízos. Verificar-se-á como a omissão no dever de cuidado pode configurar conduta ilícita passível de sanção civil. A metodologia utilizada será de caráter dedutivo, com base em pesquisa bibliográfica e análise da doutrina e jurisprudência atual. É esperado chamar atenção dos juristas para a necessidade de se repensar o papel familiar diante do envelhecimento da população brasileiro e do dever constitucional de assistência à pessoa idosa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.