A INFLUÊNCIA DOS FATORES SOCIOECONÔMICOS NO PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA E A INDISPENSABILIDADE DA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS PARA O COMBATE À COVID-19 NO BRASIL
A NECROPOLÍTICA EM DEBATE
Abstract
O presente estudo tem como finalidade demonstrar a imprescindibilidade da garantia estatal aos direitos sociais para o combate efetivo à COVID-19. Para isso, será realizada uma análise acerca da influência de fatores socioeconômicos no processo saúde-doença, principalmente no que diz respeito a doenças cardiovasculares. Posteriormente, a influência dos fatores socioeconômicos será discutida levando em consideração o contexto da pandemia pelo novo coronavírus, abordando a maior incidência de casos e maior mortalidade da doença em indivíduos vulnerabilizados. Por fim, a promoção dos direitos sociais como medida necessária ao combate estatal ao novo coronavírus será abordada, de modo a demonstrar como a precarização da vida humana no território brasileiro colaboraram com a disseminação do vírus e com o elevado índice de mortalidade da doença. Diante de toda a exposição, pôde-se concluir no sentido do desinteresse estatal na promoção dos direitos sociais, influenciado por políticas econômicas neoliberais, de modo a se resignar à realidade de milhares de mortes evitáveis durante a pandemia. O Estado brasileiro pode ser utilizado como nítido exemplo de exercício da necropolítica durante a pandemia, uma vez encarando a vida de indivíduos vulnerabilizados como descartáveis e dispensáveis. Utilizaram-se como métodos de abordagem o método dedutivo e a pesquisa indireta bibliográfica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.