O DIREITO CONTRATUAL NA PERSPECTIVA CIVIL-CONSTITUCIONAL
Resumo
Temas tradicionais do Direito Privado, como a família, a empresa e a propriedade passaram a apresentar valores constitucionalmente delimitados graças as mudanças provocadas pelo Constitucionalismo Social. A constitucionalização do Direito Privado é um fenômeno inquestionável, e continuar a irradiar-se sobre todos os institutos do Direito Civil, especialmente sobre o contrato. A partir de revisão bibliográfica, buscou analisar qualitativamente acerca dos efeitos da abordagem civil-constitucional quanto as relações contratuais quando pautada pela valorização da pessoa em detrimento do patrimônio. Deste modo, o Direito Contratual em perspectiva civil-constitucional busca impedir os excessos das partes contratantes, buscando fazer com que o exercício do direito não se torne abusivo e prejudicial à construção da sociedade, fazendo com que prevaleça ideais de cooperação e solidariedade no desenvolvimento do vínculo negocial.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.