ÉTICA, DIREITO E POLÍTICA EM TEMPOS DE BIOPODER

Autores

  • Oswaldo Giacoia Junior Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM – Marília/SP.

Resumo

ÉTICA, DIREITO E POLÍTICA EM TEMPOS DE BIOPODER

Biografia do Autor

Oswaldo Giacoia Junior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM – Marília/SP.

Doutor em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim. Pós-doutorado pela Universidade Livre de Berlin, Universidade de Viena e Universidade de Lecce. Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Atualmente é professor Titular do Departamento de Filosofia-IFCH da Universidade Estadual de Campinas. Professor Colaborador do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM – Marília/SP. Sua pesquisa concentra-se na área de Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em História da Filosofia e Ética, ocupando-se de temas como: teoria da cultura, ética pura e aplicada, filosofia do direito, filosofia social, política e da história, filosofia clássica francesa e alemã, especialmente com as obras de Augusto Comte, Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche. Líder do grupo de pesquisa Bioética e Direitos Humanos – CNPq-UNIVEM.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Mezzi senza fine. Note sulla politica. Torino: Bollati Boringhieri editore, 1996.

FOUCAULT, M. Em Defesa da Sociedade. Curso no Collège de France (1975-76). Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NOYS, B. The Culture of Death. Oxford, New York: Berg, 2005.

PORTOCARRERO, V. Normalização e Invenção: Um Uso do Pensamento de Michel Foucault. In: Calomeni, T. (Org.). Michel Foucault. Entre o Murmúrio e a Palavra. Campos/RJ: Ed. Faculdade de Direito de Campos, 2004.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos