SE O CORINGA FOSSE BRASILEIRO – UMA ANÁLISE SOBRE A (IN)IMPUTABILIDADE E AS MEDIDAS DE SEGURANÇA NO ORDENAMENTO JURÍDICO-PENAL BRASILEIRO A PARTIR DA OBRA DE FICÇÃO.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo o estudo do filme Coringa, lançado em 2019, dirigido por Todd Phillips, estrelado por Joaquin Phoenix, originalmente denominado: “Joker”, visando compreender a relação dos crimes com a doença mental do personagem, e quais as possíveis consequências penais à luz do ordenamento jurídico brasileiro. O trabalho discorre sobre a história do filme, os conceitos penais de crime, culpabilidade, medidas de segurança, fazendo, assim, uma possível leitura da doença mental sofrida pelo personagem, e, por fim, a possível imputação dos crimes a ele. Para tanto, a metodologia empregada foi a de estudo do caso, revisão bibliográfica com consultas em livros, trabalhos e sites referentes ao assunto.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.