A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO DAS DISCIPLINAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • GABRIELA MUNHOZ SOARES
  • FABIANE FANTACHOLI GUIMARAES

Resumo

O presente artigo busca apontar diferentes formas em que o docente pode utilizar a
didática e as formas de articulação das disciplinas (multi, pluri, inter e
transdisciplinar) para que o processo de ensino e aprendizagem fuja do modelo
tradicional de ensino, visto que, este modelo é ineficaz. A integração de disciplinas
com outras áreas do conhecimento é uma das propostas dos Parâmetros
Curriculares Nacionais, visando contribuir para o aprendizado do aluno. Além de
descrever cada termo das articulações disciplinares, o trabalho busca apontar sua
importância para a educação, já que estas interações são maneiras de
complementar ou suplementar o ensino e uma forma de superar a fragmentação
entre as disciplinas. Para que o ensino e aprendizagem utilizando as interações
entre disciplinas sejam eficazes é necessário um amplo conhecimento e autonomia
do docente e que o currículo esteja preparado de forma que as disciplinas estejam
dispostas de modo que possibilite a relação entre elas. Para embasar o estudo, a
metodologia utilizada será uma abordagem exploratória descritiva, fundamentada na
reflexão de leitura de livros e demais trabalhos realizados por autores que
contribuíram com esta temática.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Edição

Seção

Artigos Completos