A INCLUSÃO DOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a inclusão de surdos, no ensino regular, utilizando a metodologia científica. O levantamento bibliográfico foi feito no período de 2015 a 2018 - nas bases de dados Lilacs, Scielo e Capes. Foram utilizadas as palavras chaves “inclusão”, “surdo” e “regular”. Após aplicar os critérios de exclusão, foram selecionados seis artigos para serem analisados. Os resultados mostram que, após a criação de uma legislação que define que os portadores de necessidades especiais devem ser incluídos na rede de ensino regular, o número de matrículas de surdos nessas escolas vem crescendo. Porém, os estudos mais recentes indicam que a inclusão de fato não está acontecendo. As pesquisas revelam que existe uma insatisfação de todos os sujeitos envolvidos no processo, tendo como principal efeito o baixo desempenho dos alunos surdos. Por fim, verifica-se que é necessária uma revisão dos cursos de formação docente, bem como a necessidade de novos estudos sobre o processo de alfabetização dos alunos surdos e dos interpretes em LIBRAS, do ponto de vista de preparo, para a comunicação dos saberes transmitidos na educação regular.