A ARTE COMO PROPULSORAS DO DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL DO IDOSO

Autores

  • Rebecca Tavares Nishimura Abreu Centro Universitário Cidade Verde

Palavras-chave:

artes, idosos, qualidade de vida, sociocultural

Resumo

A Arte é toda forma de manifestação proposital de sentimentos e pensamentos, ela pode configurar um recurso para a área da saúde dos idosos através do uso dos processos artísticos para fins curativos, além disso, a mesma também possui função psicoterápica por atuar sobre questões emocionais e nas relações sociais dos idosos. Ela permite a promoção das potencialidades expressivas e criativas dos sujeitos que a praticam e a observam, dentre suas linguagens destacam-se a pintura, desenho, dança, canto, música, modelagem, bordado, fotografias, filmes, teatro e contação de histórias. Por intermédio das abordagens da arte este estudo busca destacar a música e o teatro, que me meio ao cenário pandêmico tiveram papeis importantes através de dois projetos voluntários: “Nosso Amanhã” e “Retalhos de um Sarau”, sendo o primeiro exercido presencialmente e o segundo realizado de forma remota, ambos idealizados e promovidos por Cleire Fernandes Fraga, e praticados em parceria voluntária com a idealizadora por esta autora. Desta forma este estudo objetiva apresentar os benefícios da arte para o desenvolvimento sociocultural dos idosos, para tal, optou-se pela metodologia de estudo de caso através do relato da experiência vivenciada por esta autora nos projetos voluntários, somando-se ao relato embasamentos bibliográficos relevantes para a temática. A arte é mais do que uma ferramenta de apoio para a interação social e cultural, ela consiste em um meio para o alcance da resignificação através das expressões dos pensamentos e dos sentimentos, remetendo assim um recurso para a saúde e qualidade de vida dos idosos.

Referências

ABREU, Rebecca Tavares Nishimura; MARQUES, Daniella Domingues Alvarenga. A importância do teatro em sala de aula. Revista Diversitá, vol. 06, n. 01, 2020, pp. 30-41.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Planalto. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm > Acesso em: 18 de abril de 2022.

MEDEIROS, Monica Trinote; SILVA, Elza Maria Tavares. Benefícios da arteterapia para idosos: uma revisão de Nise à pandemia. Revista Longe Viver, ano III, n. 11, jul-set. de 2021, pp. 22-29.

MENEZES, Ricardo Fernandes de; SOARES, Adilson; CAMARGO, Iara Alves de. Panorama Internacional sobre o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no ano de 2020. Revista Humanidades e Inovação, vol. 08, n. 35, 2021, pp. 53-69.

POMERANZ, Cristiane; CÔRTE, Beltrina. Velhice e Arteterapia na teia de significados. In: Arteterapia no processo do envelhecimento. São Paulo: Wak/Sedes Sapientiae, 2020, pp. 59-75.

POMERANZ, Cristiane. Arteterapia nas Paisagens das Velhices: Método PREAMAR de Intervenção. Dissertação para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Edição

Seção

Artigos Completos