A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM FOCO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • William de Assis Silva FCE/UniCV

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Aprendizagem Significativa, Educação Especial

Resumo

A prática pedagógica apoiada em boas metodologias de ensino e que garantam uma aprendizagem rica e realmente significativa são ponto-chave para o sucesso da Educação. Contextualizar aquilo que pretende ser transmitido como conteúdo ao discente é fundamental para garantir que aquilo que se está ensinando, de fato, está sendo aprendido, isso tanto nas turmas do ensino regular comum e, também, nas salas de recursos multifuncionais onde ocorre o AEE. Fala-se, portanto, em práticas pedagógicas inclusivas, que são aquelas que buscam atender às necessidades educacionais de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, garantindo a igualdade em relação à BNCC e a equidade em relação ao currículo, e promovendo a participação plena e efetiva de cada estudante. Essas práticas são fundamentais para construir uma educação de qualidade e proporcionar aprendizagens significativas aos alunos público-alvo da Educação Especial, por exemplo. A literatura traz abordagens e estratégias para realizar adaptações curriculares, que são os ajustes feitos no conteúdo, na metodologia, na avaliação e nos recursos utilizados, a fim de atender às necessidades específicas dos alunos com dificuldades de aprendizagem ou outras necessidades educacionais especiais. Por fim, percebe-se que a prática pedagógica e a aprendizagem significativa caminham juntas, desmistificando o ensinar por ensinar e o aprender por aprender, mostrando a real intenção de se trabalhar determinados conteúdos e suas aplicabilidades. Em outras palavras, trabalham exclusivamente com o objetivo de trazer mais sentido ao processo ensino-aprendizagem, ao trabalho docente e à construção de uma maior solidez na Educação.

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Publicado

01-08-2023