Os CURSOS DE FORMAÇÃO NA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR): O ALUNO COMO SUJEITO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
A IMPORTÂNCIA EM SE TRABALHAR OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Palavras-chave:
AprendizagemResumo
RESUMO
A presente pesquisa buscou compreender sobre o processo de ensino/aprendizagem e o papel do aluno enquanto sujeito ativo desse processo, no caso específico, dos cursos de formação na Polícia Militar do Paraná (PMPR) e, o ganho ao se falar das práticas pedagógicas no quesito educação e, o discente como elemento contributivo partilhando seus conhecimentos empíricos, científicos, filosóficos e sociológicos. Para tanto, o estudo discute questões sobre a formação do aluno e a busca do conhecimento para desenvolver habilidades significativas durante os cursos de formação da Polícia Militar do Paraná. A metodologia trabalhada foi a pesquisa explicativa, de cunho bibliográfico e análise qualitativa. O estudo chegou à conclusão que a transmissão do conhecimento não significa entregar tudo pronto ao aluno, ao contrário, o que realmente importa é levá-lo às discussões, críticas, interrogação e, a partir desse estágio inicia-se às descobertas, que levam ao verdadeiro conhecimento e a PMPR, tem em seu currículo esta preocupação, a de aprender e aprender mais.
Palavras-chave: Processo pedagógico. Ensino/aprendizagem. Polícia Militar do Paraná.
Referências
ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ – HISTÓRICO. Disponível em: <https://www.apmg.pr.gov.br/Pagina/Historico> Acesso em: 29 maio 2023.
APPLE, M. W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BLOOM, B. Taxonomia de Objetivos Educacionais-Domínio Cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1972.
BRAATHEN, P. C. Professor: Como ter sucesso no Ensino Superior. Viçosa: Aprenda Fácil, 2013.
BRASIL. O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL – MEC, 2011. Disponível em: <http://fne.mec.gov.br/images/pdf/planejamento_educacional_brasil.pdf>. Acesso em: 10 maio 2023.
BRASIL. PCNEM. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 25 maio 2023.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica: São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DE AQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
______. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Terra e Paz, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º, ed. São Paulo. Atlas S/A. 2002.
IMBERT, F. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Plano, 2003.
KRAEMER, Márcia Adriana Dias. REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE: O Conhecimento Construído na Formação Continuada e a Prática Pedagógica. 1. ed. Rio Grande do Sul: FEMA, 2014.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo. Uma Reflexão Sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
TRINDADE, G. C. O Livro História Da Educação: Da Antiguidade aos Nossos Dias, de Mario Alighiero Manacorda: Difusão e Influências no Campo da História da Educação no Brasil. Caderno de Resumos - Comunicações Coordenadas – 24.06.2015. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/8cbhe/resumos/pdf/c_coord/cc32.pdf>. Acesso em: 22 maio 2023.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.