EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
Educação Infantil, Trabalho Docente, Pandemia da Covid-19Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar, a partir do levantamento de literatura (2020-2023), as mudanças do trabalho docente na Educação Infantil decorrentes da Pandemia da Covid-19. Para compreendermos integralmente o objetivo geral, organizamos o trabalho em três partes, que buscam discutir as seguintes especificidades: compreender o papel do professor da Educação Infantil, a fim de entender os aspectos históricos e políticos desta etapa e as implicações do contexto de pandemia; investigar as tendências e mudanças, no contexto de reestruturação produtiva do capital, no trabalho docente na Educação Infantil e as mudanças decorrentes da pandemia e apresentar um levantamento das pesquisas acadêmicas sobre a temática, em artigos publicados entre 2020 a 2023. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico bibliográfico e análise documental, fundamentada nas elaborações da Teoria Histórico-Cultural, que busca contribuir com os debates sobre o que vem sendo produzido e publicizado a respeito do trabalho docente na Educação Infantil a partir da Pandemia da Covid-19. O estudo observou que o desafio do trabalho docente no ensino remoto, durante o referido contexto, impactou significativamente a atuação dos profissionais, principalmente por evidenciar a ausência, em geral, da formação continuada e pela precarização do trabalho. Com isto, consideramos a forma progressiva em que a precarização do trabalho docente ocorreu e o modo que a Pandemia, particularmente no Brasil, acentuou as questões, ora avanços e ora retrocessos, que já estavam, ao longo da história, marcadas na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação Infantil. Trabalho Docente. Pandemia da Covid-19.
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