METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO

DESAFIOS, ESTRATÉGIAS DOCENTES E IMPACTO SOCIAL NO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Eder Rodrigo Gimenes Universidade Estadual de Maringá/Centro Universitário Cidade Verde

Palavras-chave:

Educação, Metodologias ativas, Covid-19, Educação superior, Educação não-formal

Resumo

O artigo discute os desafios e as transformações na educação superior no Brasil, com foco na adoção das metodologias ativas durante e após a pandemia de Covid-19. A transição abrupta para o ensino remoto emergencial (ERE) impôs desafios significativos aos docentes, exigindo adaptações rápidas ao uso de tecnologias educacionais e novas abordagens pedagógicas. Embora o ERE tenha sido uma solução emergencial, ele trouxe à tona a importância das metodologias ativas, que incentivam a aprendizagem ativa e colaborativa, com o aluno no centro do processo. A partir de uma revisão de literatura, o artigo mapeia o quadro teórico sobre as metodologias ativas, discutindo sua aplicação prática no ensino superior e o impacto potencial na formação de competências críticas, sociais e cidadãs nos estudantes. Ao focar na resolução de problemas reais e no desenvolvimento de projetos, as metodologias ativas promovem um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, que favorece a integração entre o conhecimento acadêmico e as questões sociais. O estudo conclui que a implementação dessas metodologias não só altera a dinâmica da sala de aula, mas também contribui para a inclusão social, ajudando a combater desigualdades educacionais e promovendo um ensino mais significativo e transformador.

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Publicado

11-07-2025