TECENDO A REDE DE APRENDIZAGEM
ESTRATÉGIAS PARA UMA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO POSITIVA
Keywords:
Relação professor-aluno. Ambiente de aprendizagem. Estratégias pedagógicas. Engajamento escolarAbstract
O presente estudo examina estratégias para construir relações positivas entre professores e alunos, visando otimizar o ambiente de aprendizagem. A qualidade dessa relação impacta significativamente o engajamento, desempenho acadêmico e bem-estar emocional dos estudantes. Através de uma revisão crítica da literatura, foram analisados estudos empíricos sobre interações eficazes entre professor-aluno. A metodologia envolveu busca em bases de dados acadêmicas, utilizando palavras-chave específicas e critérios de seleção previamente estabelecidos. Cinco estudos relevantes foram selecionados, abordando temas como expectativas positivas, feedback eficaz, clima de sala de aula e estratégias de engajamento. Os resultados indicam que professores que mantêm altas expectativas, fornecem feedback construtivo e criam um ambiente acolhedor tendem a promover melhor desempenho e motivação nos alunos. Estratégias como reconhecimento individual, comunicação aberta e atividades interativas mostraram-se eficazes para fortalecer o vínculo educacional. Conclui-se que investir na qualidade da relação professor-aluno é fundamental para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes.
References
AINSCOW, M. (2006). Making schools effective for all: What works? London: Routledge.
BROPHY, Jere; Good, Thomas L. (1984). Teacher Behavior ad Student Achievenment. Occasional Peper No. 73.
COOK, T. D., & Campbell, D. T. (1979). Quasi-experimentation: Design & analysis issues for field settings. Chicago: Rand McNally College Publishing Company
DECI, E. L., & Ryan, R. M. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. New York: Plenum Press.
DURLAK, J. A., Weissberg, R. P., Dymnicki, A. B., & Taylor, R. D. (2011). The impact of enhancing students’ social and emotional learning skills on their academic success. Child Development Perspectives, 5(1), 32-37.
EMMER, E. T., & Stough, L. M. (2001). Classroom management: A positive approach. New York: Longman.
FREDRICKS, J. A., Blumenfeld, P. C., & Paris, A. H. (2004). School engagement: Potential of the concept and future research directions. Review of Educational Research, 74**(1), 59-100.
HATTIE, J., & Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of Educational Research, 77(1), 81-112.
JOHNSON, D. W., & Johnson, R. T. (1989). Cooperation and competition: Theory and research. Edina, MN: Interaction Book Company.
KATHLEEN, A., K., Diana, C., Katherine, J., R. (2023). School climate, school identification and student outcomes: A longitudinal investigation of student well-being. British Journal of Educational Psychology.
LIBÂNEO, J. C. (2004). Didática e pedagogia: dialogando com as diferentes correntes de pensamento. São Paulo: Cortez Editora.
MARZANO, R. J. (2003). What works in schools: Translating research into action. Alexandria, VA: ASCD.
SHORES, R. E., & Wehby, J. H. (2009). Gerenciando o comportamento na sala de aula: Estratégias eficazes para professores. Porto Alegre: Artmed.
WALKER, R., & Howard, J. (2019). The impact of teacher-student relationships on student achievement: A systematic review of the literature. Educational Research, 111(4), 486-508.
WENTZEL, K. R. (2003). Social-emotional learning and school success: A review of the literature. Peabody Journal of Education, 78(4), 311-332.
WENTZEL, K. R. (1997). Social relationships and motivation in middle school: The role of perceived teacher support. Journal of Educational Psychology, 89(3), 410-419.
WISKE, M. S. (1998). Teaching for understanding: Linking research with practice. San Francisco: Jossey-Bass.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.