RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO FORMAL: ANÁLISE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
A gestão educacional tem sido considerada como uma ferramenta essencial contribuindo na interação entre a família e instituições de Ensino, para que se efetive o processo de ensino aprendizagem na Educação Básica. Considerar – se que é a partir dos processos de gestão democrática de ensino que são ampliadas as possibilidades de participação coletiva, no intuito de aprimorarem as construções, planejamentos e metas considerando as especificidades da Educação. Foi realizado uma busca na base de dados Research Gate e ERIC ERIC (Education Resources Information Center), com os descritores (Administração Escolar; Família; Escola), nos estudos que retrataram por meio de alguns autores mundiais a contribuição de suas abordagens teóricas sobre o assunto, esclarecendo assim algumas diretrizes sobre as metodologias educacionais em favor de uma aprendizagem mais significativa e de qualidade entre os estudantes da Educação Básica. Ampliaremos as concepções sobre a relação positiva entre Gestão, família e instituições de ensino na construção coletiva de planos e metas educacionais.