Uma Mineração e Análise de Dados Acerca da Produção Acadêmica no Período de 1987 até 2018 dos Cursos de Pós-graduação do Brasil
Palavras-chave:
Ciência de dados, Produção acadêmica, Panorama histórico, Cursos de pós-graduação, BrasilResumo
O presente trabalho apresenta uma abordagem de mineração de dados educacionais para analisar os avanços dos programas de pós-graduação cadastrados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Para a análise destes avanços aplicou-se métodos estatísticos em um conjunto de dados no intervalo de trinta e dois anos, de 1987 até 2018, obtidos nos dados abertos por meio do Portal Brasileiro de Dados Abertos. Como resultado deste estudo, obteve-se a visualização gráfica de curva de crescimento da produção científica sob diferentes aspectos, sendo eles: região do Brasil, área do conhecimento das produções acadêmicas, instituição de ensino superior, nível da pós-graduação e data da publicação.
Referências
AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo et al. Motivos de evasão na pós-graduação no Brasil: um instrumento de medida. Interação em Psicologia, v. 24, n. 1, 2020.
BAKER, Ryan; ISOTANI, Seiji; CARVALHO, Adriana. Mineração de dados educacionais: Oportunidades para o brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 19, n. 02, p. 03, 2011.
BOAVENTURA, Michel et al. Caracterização temporal das redes de colaboração científica nas universidades brasileiras: anos 2000-2013. In: Anais do III Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. SBC, 2014. p. 9-20.
BRAGA, Lydia de Castro Cançado; DRUMMOND, Isabela Neves. Extração de informação em bases de dados abertas governamentais através de uma abordagem de mineração descritiva empregando a ferramenta R. Revista de Informática Aplicada, v. 14, n. 1, 2018.
BRANDÃO, Hugo Pena. Competências no trabalho: uma análise da produção científica brasileira. Estudos de Psicologia (Natal), v. 12, n. 2, p. 149-158, 2007.
BRASIL. Lei n.12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do artigo 5º, no inciso II do 3º do art. 37 e no 2º do art.216 da Constituição Federal; altera a Lei n.8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a lei n.11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 nov. 2011.
CAMILO, Cássio Oliveira; SILVA, João Carlos da. Mineração de dados: Conceitos, tarefas, métodos e ferramentas. Universidade Federal de Goiás (UFC), p. 1-29, 2009.
CAPES. Dados Abertos Capes. [1987 a 2012] Catálogo de Teses e Dissertações - Brasil, 2019. Disponível em: <https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/1987-a-2012-catalogo-de-teses-e-dissertacoes-brasil>. Acesso em: 20 de maio de 2022.
CAPES. Dados Abertos CAPES. [2013 a 2016] Catálogo de Teses e Dissertações - Brasil, 2020. Disponível em: <https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/catalogo-de-teses-e-dissertacoes-de-2013-a-2016>. Acesso em: 20 de maio de 2022.
CAPES. Dados Abertos Capes. [2017 a 2018] Catálogo de Teses e Dissertações - Brasil, 2019. Disponível em: <https://dadosabertos.capes.gov.br/dataset/2018-catalogo-de-teses-e-dissertacoes-da-capes>. Acesso em: 20 de maio de 2022.
CAPES. Dados Abertos, 2020. Disponível em: <https://dadosabertos.capes.gov.br/>. Acesso em: 20 de maio de 2022.
CAPES. Tabela Áreas Conhecimento - Capes, 2014. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/TabelaAreasConhecimento_042009.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2022.
DIAS, Thiago Magela Rodrigues, et al. "Obtenção de dados científicos a partir de repositórios de dados curriculares." Cadernos BAD 1 (2019): 86-93.
EIBEN, A. E.; SMITH, J. E. Evolutionary computing: The origins. In: Introduction to Evolutionary Computing. Springer, Berlin, Heidelberg, 2015. p. 13-24.
FARACO, Fernando Melo et al. ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS SOBRE TEXTOS: UM ESTUDO DOS RESUMOS DO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. In: Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação–Ciki. 2018.
GENTLEMAN, Robert et al. The R project for statistical computing. Disponível em: <http://www.r-project.org/254>, 2009. Acesso em: 20 de maio de 2022.
HARDESTY, Larry. Explained: neural networks. MIT News, v. 14, 2017.
KEARNS, Michael J.; VAZIRANI, Umesh. An introduction to computational learning theory. MIT Press, 1994.
LIEBING, Ralph W. Architectural working drawings. John Wiley & Sons, 1999.
MOULIN, Gabriela et al. Produção Científica e Sociedade: a Fronteira entre o Passado e o Futuro. Gestão E Sociedade, v. 14, n. 37, p. 3439-3460, 2020.
MUSTAFEE, Navonil et al. Co‐citation analysis of literature in e‐science and e‐infrastructures. Concurrency and Computation: Practice and Experience, v. 32, n. 9, p. e5620, 2020.
NEWMAN, Mark EJ. The structure and function of complex networks. SIAM review, v. 45, n. 2, p. 167-256, 2003.
NOVÁK, Vilém; PERFILIEVA, Irina; MOCKOR, Jiri. Mathematical principles of fuzzy logic. Springer Science & Business Media, 2012.
OLIVEIRA, Paulo; RODRIGUES, Fátima; HENRIQUES, P. Limpeza de dados-uma visão geral. Data Gadgets, p. 39-51, 2004.
ROMEIJN, Jan-Willem. Philosophy of statistics. 2014.
ROSSONI, Luciano. COVID-19, Organizações, Trabalho em Casa e Produção Científica. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 19, n. 2, p. 158-168, 2020.
ROSSUM, G. V. et al. Python Language Reference, version 3. Python Software Foundation, 2019.
SHAFRANOVICH, Yakov. Common format and MIME type for comma-separated values (CSV) files. 2005.
SILVA, Petrônio. (2018). Introdução à Inteligência Computacional e Ciência de Dados. 10.13140/RG.2.2.16619.59685.
WICKHAM, Hadley. The tidyverse. R package ver. 1.1, v. 1, 2017.
ZADEH, Lotfi. Some Thoughts About Appealing Directions for the Future of Fuzzy Theory and Technologies Along the Path Traced. In: Fuzzy Logic and Applications: 12th International Workshop, WILF 2018, Genoa, Italy, September 6-7, 2018, Revised Selected Papers. Springer, 2019. p. 240.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.