Análise de posicionamento no varejo dos produtos Purity Bem Caseiro: um estudo de caso
Palavras-chave:
Merchandising, posicionamento na gôndola, Purity Bem Caseiro.Resumo
O desenvolvimento desta pesquisa teve como objetivo identificar o melhor posicionamento dos produtos Purity Bem Caseiro nas gôndolas dos supermercados. Para tanto, foi necessário que se fizesse uma investigação qualitativa a cerca dos produtos mais consumidos até então, além de, um “questionário entrevista”, em que diversos clientes de supermercados divergentes responderam suas preferências. Diante das estratégias de Marketing, para se obtiver espaço na preferência do consumidor, a disputa de empresas concorrentes por obter melhores posições no ponto de venda do varejo se tornou um dos fatores de maior impacto na efetivação das compras. É necessário que a organização conheça o publico alvo de seus produtos, além de conseguir identificar suas expectativas a fim de conseguir conquistá-lo. Como resultados encontrados concluem-se de que um dos fatores mais influentes na tomada de decisão do consumidor, no momento da compra, é o contraste de preço: se comparado ao Néctar Tradicional o produto Bem Caseiro encontra-se em posição desfavorável, já quando é contraposto ao líder de mercado Del Vale o produto Bem Caseiro destaca-se alcançando uma colocação favorável. Esse resultado explicita o fato do melhor posicionamento do Bem Caseiro ser dependente da marca líder de seu concorrente. Portanto, coube a essa pesquisa elucidar as estratégias atuantes do produto Bem Caseiro, e propor melhoria no posicionamento que enalteça a influencia sob os consumidores, a fim de obter melhores resultados.