A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO ESPECIAL
Palavras-chave:
aprendizagem, conhecimento, psicopedagogo, processoResumo
Este trabalho foi desenvolvido com intuito de ressaltar pontos importantes referentes ao trabalho realizado do psicopedagogo no desenvolvimento do aluno especial, tanto no interior como no exterior de uma instituição escolar, na tentativa de ampliar os conhecimentos em torno do trabalho que já estão sendo realizado e vem crescendo em nossa sociedade, uma vez que vem aumentando os casos de famílias que procuram atendimento especializado na área. Desse modo tornou-se necessário expandir os olhares para esse mundo. Para produção deste artigo buscou-se realizar pesquisa bibliográfica documental em leis, decretos, teses e artigos científicos que versam sobre a temática. O estudo bibliográfico fundamentou-se em Assis (2007), Anjos e Dias (2015), Bossa (2000, 2002, 2007), Grassi (2009), Júnior (2012), Sampaio (2011) e Weisz (1992). O trabalho está organizado em dois capítulos, sendo o primeiro intitulado como: A psicopedagogia na atualidade; o capítulo aborda a base histórica da psicopedagogia. O segundo denominado: O trabalho psicopedagógico com o aluno especial; nesse capitulo tópico serão explanados pontos sobre a importância do trabalho psicopedagógico para a evolução de alunos especiais. Como resultado dessa pesquisa pode-se apontar que o profissional especializado proporciona tanto ao indivíduo foco do tratamento, como para seus familiares, um novo horizonte de possibilidades, especialmente em casos de dificuldades especiais.
Referências
ASSIS, A. L. A. Influências da psicanálise na educação: uma prática psicopedagógica. 2. ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2007.
ANJOS, E. K. O; DIAS, J. R. A. Psicopedagogia: Sua história, origem e campo de atuação. Revista eletrônica Acadêmica Interinstitucional. 2015.
BOSSA, N. A. A. Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2ª ed. Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
______. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. São Paulo: Artmed, 2002.
______. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CONTITUIÇÃO FEDERAL. Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção Da Educação. Disponível em: <https://brasil.mylex.net/legislacao/constituicao-federal-cf-art206_10692.html>. Acesso em: 06 nov. 2018.
GRASSI, T. M. Psicopedagogia: um olhar, uma escuta. Curitiba: Ibpex, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JÚNIOR, C. B. A. O psicopedagogo na Educação Especial. Estação Científica (UNIFAP). Macapá, v. 2, n. 1, p. 01-10, jan./jun. 2012.
Projeto de Lei da Câmara n° 31, de 2010. Disponível em< https://legis.senado. leg.br/sdleg-getter / documento ? dm = 4378260&ts =1567535168548 & disposition= inline>. Acesso em 07 de Nov. 2018.
SAMPAIO, S.; FREITAS, I. B de (Orgs.). Transtornos e dificuldades de aprendizagem: entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro: Wak editora, 2011.
WEISZ, M. L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica. Porto Alegre: Artes Médicas: 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista da Pós-Graduação do Centro Universitário Cidade Verde
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.