Português LETRAMENTO DIGITAL E AUTONOMIA DO ESTUDANTE FRENTE AO SEU CURSO DE LICENCIATURA EAD
RESENHA CRÍTICA: LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A VISÃO DE GRADUANDOS DE PEDAGOGIA EAD EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Ensino à distância, TDICs, linguagem, ensino superior, educação, pedagogia.Resumo
Resenha crítica de uma pesquisa nível superior, Letramento digital na formação inicial de professores: a visão de graduandos de pedagogia EaD Educação, o qual foi possível ler e compreender as ferramentas TDICs e o ensino à distância como precursores para realização de colocação no mercado de trabalho dos estudantes da pedagogia, além de notar por meio dos dados estatísticos as especificidades das dificuldades encontradas nesta trajetória. Para tanto, a resenha coloca como ponto crucial a autonomia dos estudantes universitários para bons resultados no decorrer da graduação.
Referências
dos Santos Gomes, Suzana. Letramento digital na formação inicial de professores: a visão de graduandos de pedagogia EaD Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 41, núm. 3, 2016 Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15941. Acesso em: 14 de outubro de 2022
MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM BAKHTIN, 12ª Edição – 2006 - HUCITEC Disponível em: https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Bakhtin-Marxismo_filosofia_linguagem.pdf cesso em: 31 de outubro de 2022
Ministério da Educação. Projeto de Lei PNE 2011-2020, de 15 de dezembro de 2010. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf. Acesso em: 31 de outubro de 2022
Parecer CNE/CP n. 5/2005, de 13/12/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília: D.O.U. de 15/05/2006.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 31 de outubro de 2022
Ministério da Educação. Decreto n. 6.303. Brasília: D.O.U. de 12/12/2007. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Dec_6303_2007_12_12.pdf . Acesso em: 31 de outubro de 2022.
BUZATO, M. E. K. Desafios empírico-metodológicos para a Pesquisa em letramentos Digitais. Trab. linguista. apl. [online]. jan/jun. 2007, v. 46, n. 1, p. 45-62. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/558qxFvw9tdPbR6BFmpkTLr/?lang=pt . Acesso em: 31 de outubro de 2022.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A.E. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/uniletras/article/download/7355/4747. Acesso em: 31 de outubro de 2022.
DOURADO, L. F. ; SANTOS, C. A. A educação a distância no contexto atual e o PNE 2011-2020: avaliação e perspectivas. In: DOURADO, L. F. (Org.). Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. Goiânia: Ed. UFG; Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 155-192.Disponível em: https://app.utp.br/cadernosdepesquisa/pdfs/cad_pesq13/14%20_plano_nacional_cp13.pdf. Acesso em: 31 de outubro de 2022.
FREITAS, M. T. Letramento Digital e Formação de Professores. Educ. rev. [online]. 2010, v. 26, n. 3, p. 335-352. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/31079/26477/353141.Acesso em: 31 de outubro de 2022.
GATTI, B.A. Formação inicial de professor para a Educação Básica: Pesquisas e Políticas Educacionais. Est. Aval. Educac. São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54.Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf. Acesso em: 31 de outubro de 2022.
GOMES, S. S. Formação de Professores e Letramento Digital. In: Núcleo Pr@xis. Anais Ciclo de Palestras: Construindo Redes, Educação e Tecnologia. Relatório Prodocência UFMG/CAPES, 2012, p. 1-10. Disponível em: file:///C:/Users/thamires.guiciardi/Downloads/1718-31-5627-1-10-20210128.pdf. Acesso em: 31 de outubro de 2022.
LIBANEO, J.C. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: Imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. In: Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mSLjpLJDzBytgc6t6VcsxYf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 de outubro de 2022.
MORÉS, A. Cursos de Pedagogia EaD: superando desafios – construindo inovações. Educação (UFSM), Santa Maria, v.39, n. 2, p. 367-378, Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1171/117131142010.pdf. Acesso em: 31 de outubro de 2022.
PIMENTA, S. G. (Org.). Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2008. 296 p. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4496/449644446011.pdf. Acesso em: 31 de outubro de 2022.
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.