A ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)

Autores

  • Maykon Douglas Alexandre Oliveira da Silva
  • Juliana Carvalho Oliveira Unicv
  • Suzie Keilla Viana da Silva
  • Maria Cristina Gabriel

Resumo

O objetivo geral do trabalho é refletir sobre a atuação do/a assistente social nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Para alcançar essa proposta, objetivou-se, especificamente, refletir sobre a relação sócio-histórica da profissão com a política de saúde mental, compreender a reforma psiquiátrica brasileira e, no mais, analisar os avanços e os desafios estruturais desse dispositivo de saúde psicossocial dentro de uma rede de atenção à saúde mental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizada através de revisão da literatura. Como resultado da pesquisa é possível identificar que as diretrizes e princípios do Movimento de Reforma Psiquiátrica fornecem as bases para a intervenção do assistente social na Política de saúde mental, pautando-se na defesa do tratamento humanizado, do trabalho interdisciplinar, da superação do modelo hospitalocêntrico a partir da garantia da atenção psicossocial. 

Biografias Autor

Maykon Douglas Alexandre Oliveira da Silva

Graduado em Serviço Social pela UNICV – Centro Universitário Cidade Verde.  E-mail: alexanderey111@gmail.com

Suzie Keilla Viana da Silva

 Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), graduada em Serviço Social pela Unitins, Coordenadora do curso de Bacharelado em Serviço Social da UniCV.

Maria Cristina Gabriel

Docente UNICV. Mestre em Serviço Social. Assistente Social e Historiadora. Especialista em Educação no Sistema Prisional e em Políticas Sociais para Infância e Adolescência.

Publicado

2024-07-10