OS PRIMEIROS PASSOS NA XILOGRAVURA: FRANCISCO STOCKINGER
Palavras-chave:
Xilogravura. Prostitutas. Mangue.Resumo
Este artigo pretende enfatizar o artista e sua representação da zona da prostituição no Rio de Janeiro, o Mangue, e seu no início na produção de xilogravuras em tacos de madeiras. Stockinger buscou refletir uma cidade dentro da cidade, com muita luz, muito movimento e a dura profissão das mulheres do Mangue, gerando uma série de xilogravuras do Mangue, que mostram claramente a importância que dava ao trabalho das prostitutas. Suas xilogravuras são espelhos da realidade social de uma época.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. A puta. Boitempo. In Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007, p.997-998.
ARGAN, Giulio Cario. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.237.
BEHR, Sulamith. Expressionismo. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000.
CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940). São Paulo: UNICAMP, 2000.
DAHER, Luís Carlos. Gravadores . Expressionistas. In Seis gravadores expressionistas no Brasil. São Paulo: Museu Lasar Segai!, 28 out-19 dez, 1982.
LEITE, José Roberto Teixeira. A gravura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1966, p.2.
KUSHNIR, Beatriz. Baile de máscaras: as polacas num exercício de solidariedade e sociabilidade. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
MIRAPALHETE; Daliana Amaral. Gravura brasileira. Textos de Leon Kosso Vitch, Maryara Laudanna e Ricardo Resende. Apresentação Ricardo Ribenboim. São Paulo: Cosac &Naify/Itaú Cultural, 2000.
MORAIS, Frederico. Axl Leskoschek e seus alunos: Brasil, 1940-1948. Rio de Janeiro: Galeria Banerj,1985.
MOTTER, Talitha Bueno. Gravura, figuração e política: a obra de Carlos Scliar junto ao Clube de Gravura de Porto Alegre (1950-1956). 2013. Disponível em:
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/66823/000872043.pdf?sequence=1. Acesso em: 9 jul. 2021.
PALMIER, Jean-Michel. Léxpressionnisme comme révolte. Paris: Payot, 1983, p.16.
PALMIER, Jean-Michel. L'Expressionnisme et les arts. Peinture. Théatre. Cinéma. Paris: Payot, 1980, p 133.
SILVESTRE, Osvaldo Manuel. A puta. Carlos Drummond de Andrade. In Inimigo Rumor, n.13, 2002, p. 38-47.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 DIVERSITÀ: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.