EDUCAÇÃO E (DES)HUMANIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DAS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NA PROPOSTA CONSTITUCIONAL

Autores

  • Diogo Félix Félix

Resumo

EDUCAÇÃO E (DES)HUMANIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DAS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NA PROPOSTA CONSTITUCIONAL

Biografia do Autor

Diogo Félix Félix

Professor no curso de graduação em direito do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR e do curso de direito da Faculdade Cidade Verde (FCV). Possui mestrado em Direito pelo Centro Universitário de Maringá, tendo como linha de pesquisa os direitos da personalidade e seu alcance na contemporaneidade. Defendeu a dissertação Crítica a Teoria Clássica dos Direitos da Personalidade. Integrante da Rede Internacional de Estudos Schmittianos (RIES), composta por especialistas de diversos países. Integrante do grupo de pesquisas em Bioética e Direitos Humanos, vinculado ao programa de mestrado em direito do UNIVEM-CNPq, sob a liderança do prof. Dr. Oswaldo Giacoia Junior. Integrante do Grupo de estudos Schmittianos – RIES/FCV. Tem experiência na área de Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito. 

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e Futuro. 3ª ed. São Paulo. Editora Perspectiva S. A.: 1992.

BAUMAN. Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2001.

DUARTE, Newton. Vigostski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

FERRAZ JUNIOR. Tercio Sampaio. Estudos de Filosofia do Direito. Reflexões sobre Poder, a Liberdade, a Justiça e o Direito. 3ª Ed., São Paulo. Atlas, 2009.

FONSECA, Maria de Jesus. A Paidéia Grega Revisitada. Revista Milênio On-Line. In http://www.ipv.pt/millenium/Millenium_9.htm.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Parte I. Tradução de Márcia de Sá Cavalcante. 10ª Ed., Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2.001.

LUHMAN, Niklas. Sociologia do Direito I. [trad. Gustavo Bayer]. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1983.

NEVES, Castanheira. O Direito hoje e com Que Sentido. O problema atual da autonomia do direito. Lisboa. Instituto Piaget, 2002.

ROHDEN, Humberto. Novos Rumos para a Educação. 4ª Ed., São Paulo: Martin Claret, 1997.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.

SAVIANI, Dermeval. Educação Brasileira: estrutura e sistema. 10 ed. Campinas-SP: Autores Associados. 2008.

ZENNI, Alessandro Severino Vallér. A Crise do Direito Liberal na Pós-Modernidade. Porto Alegre: Antonio Sérgio Fabris Editor, 2006.

ZENNI, A., FÉLIX, D..Educação Para Construção De Dignidade: Tarefa Eminente Do Direito. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, América do Norte, 11, p. 169-192,mai. 2011. Disponível em: http: //http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/revjuridica/article/view/1736. Acesso em: 02 Mai. 2012.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos