EDUCAÇÃO E (DES)HUMANIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DAS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NA PROPOSTA CONSTITUCIONAL
Resumo
EDUCAÇÃO E (DES)HUMANIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DAS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NA PROPOSTA CONSTITUCIONAL
Referências
BAUMAN. Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 2001.
DUARTE, Newton. Vigostski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
FERRAZ JUNIOR. Tercio Sampaio. Estudos de Filosofia do Direito. Reflexões sobre Poder, a Liberdade, a Justiça e o Direito. 3ª Ed., São Paulo. Atlas, 2009.
FONSECA, Maria de Jesus. A Paidéia Grega Revisitada. Revista Milênio On-Line. In http://www.ipv.pt/millenium/Millenium_9.htm.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Parte I. Tradução de Márcia de Sá Cavalcante. 10ª Ed., Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2.001.
LUHMAN, Niklas. Sociologia do Direito I. [trad. Gustavo Bayer]. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1983.
NEVES, Castanheira. O Direito hoje e com Que Sentido. O problema atual da autonomia do direito. Lisboa. Instituto Piaget, 2002.
ROHDEN, Humberto. Novos Rumos para a Educação. 4ª Ed., São Paulo: Martin Claret, 1997.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.
SAVIANI, Dermeval. Educação Brasileira: estrutura e sistema. 10 ed. Campinas-SP: Autores Associados. 2008.
ZENNI, Alessandro Severino Vallér. A Crise do Direito Liberal na Pós-Modernidade. Porto Alegre: Antonio Sérgio Fabris Editor, 2006.
ZENNI, A., FÉLIX, D..Educação Para Construção De Dignidade: Tarefa Eminente Do Direito. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, América do Norte, 11, p. 169-192,mai. 2011. Disponível em: http: //http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/revjuridica/article/view/1736. Acesso em: 02 Mai. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.