A PROTEÇÃO JURÍDICA DOS TRABALHADORES DAS PLATAFORMAS DIGITAIS
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Abstract
Este trabalho propõe uma análise abrangente sobre a proteção jurídica dos trabalhadores das plataformas digitais: desafios e perspectivas. Atualmente, há uma flexibilização das normas trabalhistas que obteve crescente relevância, impulsionado por mudanças na economia global, avanços tecnológicos e pela busca por maior competitividade empresarial, mas com isso também houve uma precarização referente às normas, o que nos leva a questionar quais serão os próximos passos para o futuro trabalhista. Esta pesquisa busca aprofundar a compreensão desse fenômeno, explorando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. Ao examinar os benefícios potenciais, como a capacidade de as empresas ajustarem-se rapidamente às demandas do mercado, identificamos também o risco de comprometimento dos direitos e condições de trabalho dos empregados. Este artigo tem como objetivo analisar os desafios jurídicos que envolvem a proteção dos trabalhadores de plataformas digitais e as possíveis perspectivas de evolução do Direito do Trabalho. Para uma pesquisa detalhada foi realizada uma revisão bibliográfica analisando estudos e artigos que indagam sobre o assunto. Os resultados indicam que ainda há muitas lacunas na legislação que ainda permitem a exploração dos trabalhadores, portanto, nossa conclusão é que o Brasil ainda enfrenta a tarefa de modernizar sua legislação trabalhista para incluir essas novas formas de trabalho sem sacrificar a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.