Revista Juridica UniFCV

Autores

  • Nelson Finotti Silva
  • Celson Jefferson Messias Paganelli
  • Maria Priscila Soares Berro
  • Priscila Kutne Armelin
  • Rose Borin
  • Jussara Schimitt Sandri
  • Fabiana Junqueira Tamaoki
  • Manuela de Oliveira Soares

Resumo

A Revista Jurídica UniFCV no formato eletrônico ressalta sua missão com a difusão e fomentação de reflexão crítica sobre diversas temáticas do Direito, bem como ressalta a relevância da produção cientifica pautada na formação humanística, crítica e reflexiva.

Como ferramenta de disseminação científica, reconhece a importância do debate acadêmico e democrático, bem como a interdisciplinaridade dos temas afetos ao direito.

A Revista Jurídica UniFCV tem publicação anual, por meio eletrônico, cujo teor é acessível a toda a comunidade no site do Centro Universitário Cidade Verde: https://fcv.edu.br/.

Este periódico prima pela qualidade, tendo tido seu conteúdo submetido à análise de uma composição de pareceristas, integrada por mestres e doutores, atuantes nas mais diversas áreas do Direito, que, certamente, contribuirão de modo decisivo na expansão e solidificação deste periódico.

Por fim, a qualidade das pesquisas aqui divulgadas, com certeza, encontrará a apreciação do leitor e dos estudiosos do Direito.

Faça parte da próxima edição.

Boa leitura!

Profa. Dra. Rose Borin

Biografia do Autor

Nelson Finotti Silva

Pós-Doutorando em psicologia da Saúde na FAMERP. Doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestre em Direito do Estado pela Universidade de Franca (2001). Especialização em Direito do Estado Democrático de Direito pela Universidade de Franca (2001). Especialização em Didática do Ensino Superior pela União das Faculdades do Norte Paulista (1985). Professor titular na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva e do de Pós Graduação latu-sensu. Pesquisador do Grupo de Pesquisa da saúde de São José do Rio Preto – FAMERP. Procurador aposentado do Estado de São Paulo. Advogado.

Celson Jefferson Messias Paganelli

Doutor em Direito pela ITE - Instituição Toledo de Ensino. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM. Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - UNIDERP, Pós-graduado em Direito da Tecnologia da Informação pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Direito pela Associação Educacional do Vale do Jurumirim (2009). Atualmente é professor de Direito na Pós-Graduação da Projuris-FIO em Ourinhos-SP. Tem experiência na área de Direito e Informática, com ênfase em Direito Digital e Direito Constitucional, atuando principalmente como advogado e docente. Tem vasta experiência com informática, possuindo mais de 30 certificações da Microsoft e diversos títulos, entre eles MCSE, MCSD, MCPD, MCTS, MCSA: Messaging, MCDBA e MCAD. Articulista e colunista de diversas revistas e jornais, sendo diretor e membro do Conselho Editorial da Revista de Direito do Instituto Palatino e membro do Conselho Editorial da Revista Acadêmica de Direito do Projuris.

Maria Priscila Soares Berro

Pós-doutora em Direito Processual no Sistema Itálo-Germano e Latino-Americano na Universitá Degli Studi di Messina - Itália. Doutora em Direito - Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pelo Centro Universitário de Bauru - Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru-SP) (2016). Possui Mestrado em Direito (área de concentração: Sistema Constitucional de Garantia de Direitos) pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru-SP (2002). Professora efetiva da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal-RO. Possui, ainda, Especialização em Direto (área de concentração: Sistema Constitucional de Garantia de Direitos) pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru-SP e Especialização em Gestão de Negócios pela UNESC - Faculdades Integradas de Cacoal-RO. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Direito do Trabalho e Sociabilidade, bem como na área de Administração e Contabilidade, com ênfase em Direito Previdenciário, RH, Arbitragem e Negociação e Saúde do Trabalhador.

Priscila Kutne Armelin

Doutoranda em Direito pela FADISP (2-2018). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Foi membro da Associação Brasileira dos Professores de Ciências Penais. Membro Comissão da Educação Jurídica OAB/PR (gestão 2015/2018 e atual gestão 2019), Conselheira na OAB/Maringá (gestão 2015/2018 e atual gestão em 2019). Advogada inscrita na OAB/PR sob o n. 20625. Professora de pós-graduação e graduação. Coordena o Curso de direito da UNIFCV. Facilitadora na Justiça Restaurativa. Mediadora e Conciliadora em formação pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Avaliadora de cursos de graduação em Direito do Ministério da Educação/INEP.

Rose Borin

Pós-Doutora em Direito Processual no Sistema Italo-Germano e Latino-Americano na Universitá Degli Studi Di Messina - Itália. Doutora em Sistema Constitucional de Garantias de Direitos, linha de pesquisa Acesso à Justiça e Concretização de Direitos na ITE Bauru/SP Centro Universitário de Bauru. Possui Especialização em Direito Civil (Sucessões e Família) e Processo Civil, pelo Centro Universitário de Maringá (2003). Especialização em Direito do Estado - Constitucional, pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Mestrado em Ciências Jurídicas- Direitos da Personalidade na Tutela Privada e Constitucional, pelo Centro Universitário de Maringá (2008). Professora de Pós-Graduação na Escola da Magistratura de Paraná, na UNIPAR - Universidade Paranaense. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direito Militar no UniFCV – Centro Universitário de Maringá. Advogada. Autora de livros, capítulos de livros e diversos artigos científicos. Membro do Corpo Editorial da Revista Internacional Consinter de Direito e Livro Direito e Justiça do Consinter e do Conselho Editoral Juruá Ltda. Parecerista Ad Hoc: UFU/MG, Unijuí/RS, Univem/SP, Conpedi. Membro da Escola de Professores da ABDCONST. Membro da Comissão Estadual de Direito Militar da OAB/PR. Presidente da Comissão de Direito Militar da OAB/Maringá/PR.

Jussara Schimitt Sandri

Doutoranda em Direito pela FADISP. Mestra em Ciências Jurídicas pelo CESUMAR. Especialista em Direito e Políticas Públicas pela UNIOESTE. Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing e Recursos Humanos pelo UNICS. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e Licenciatura em Letras pela UNICESUMAR. Advogada, tendo atuado nas áreas de Direito do Trabalho e Direito de Família até 2010. Professora de Ciências Jurídicas, com dedicação exclusiva, no Instituto Federal do Paraná, desde 2010, lotada no campus Paranaguá. Autora do livro Alienação Parental: o uso dos filhos como instrumento de vingança entre os pais, pela Editora Juruá.

Fabiana Junqueira Tamaoki

Pós-Doutora pela Universitá Degli Studi di Messina. Doutora e Mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição de Ensino de Bauru - ITE e Especialista em Direito Ambiental e Ordenação do Território pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Docente nos cursos de Direito e Serviço Social do Centro Universitário Toledo de Presidente Prudente-SP. Professora convidada da ESA-SP (Escola Superior da Advocacia) e de outros cursos de Pós-Graduação. Membro da UBAA (União Brasileira da Advocacia Ambiental). Autora de diversos artigos e capítulos de obras jurídicas. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Defesa do Consumidor, Direito Coletivo, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Agrário, Direito Processual Civil, Direito Civil e Ética Profissional. Advogada.  

Manuela de Oliveira Soares

Doutora em Direito - Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela ITE. Mestre em Direito Processual civil e Cidadania. Especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná. Especialista pela Escola Fundação do Ministério Público do Paraná. Especialista pelo Instituto de Estudos Jurídicos. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Efetiva do curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - unidade de Naviraí (2018- 2019). Coordenadora adjunta do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul unidade de Naviraí (2018). Professora dos cursos de Pós- graduação em: Direitos difusos e coletivos da UEMS/Dourados (2014/2015); Pós-graduação em processo civil da UNIPAR/Cianorte (2014/2015; pós-graduação lato sensu em Direito e vulnerabilidade da UEMS/ Navirai (2020/2021), Editora chefe da Revista Jurídica Direito & Direitos/Navirai (2014/2016). Advogada. Conselheira Municipal de Educação. Juíza leiga (2006- 2016).

Publicado

2020-12-09

Edição

Seção

Editorial