A LESÃO AO TEMPO DO CONSUMIDOR COMO DANO MORAL COLETIVO: ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA TEORIA DO DESVIO PRODUTIVO DO CONSUMIDOR PELO PODER JUDICIÁRIO
Resumo
O presente artigo busca estudar a teoria do desvio produtivo do consumidor e situações as quais o Poder Judiciário deixa de aplicar a reparação dos danos gerados pelo fornecedor ao consumidor em referida situação, e portanto averigua dois acórdãos, proferidos no Recurso Especial nº 1647452/RO e Recurso Especial nº 1737412/SE. A finalidade desta pesquisa é a compreensão do significado, aplicação, importância e justificação de existência de tal teoria e a forma como os tribunais a vem aplicando. Trata de pesquisa qualitativa, aplicada, indutiva, explicativa e bibliográfica, que igualmente busca investigar o papel do tempo para a sociedade atual e a importância a ele atribuída pelo ordenamento jurídico e a distinção do dano temporal ao dano moral.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.