CASO LÔ
HISTÓRIA, TORTURA E IMPUNIDADE
Resumo
Este trabalho analisa o emblemático caso de Clodimar Pedrosa Lô, adolescente de 15 anos torturado até a morte por policiais militares em 1967, em pleno regime militar. A partir da reconstituição dos fatos, o estudo investiga a responsabilização penal dos agentes envolvidos à luz da legislação atual, abordando os crimes de abuso de autoridade, tortura e homicídio qualificado. O caso é examinado como reflexo da violência institucional e do racismo estrutural ainda presentes no Brasil, revelando como a impunidade e a seletividade penal persistem na proteção de agentes do Estado. Mais do que um resgate histórico, a pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre os limites da justiça diante de graves violações de direitos humanos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições pr´óprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
-
O(s) autor(es) declara(m), sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que tem ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão o seu acesso à revista bloqueado.