Análise da comunicação oficial e interno do setor público: um estudo de caso
Keywords:
Comunicação Oficial, Comunicação Interna, Servidores, Contribuintes, Prefeitura.Abstract
Este trabalho foi realizado com o intuito de analisar a comunicação interna e oficial da Prefeitura do Município de Maringá – PR. Para tanto buscou-se uma fundamentação teórica sobre alguns conceitos de comunicação, que foram comparados posteriormente. Foi realizada uma pesquisa, com 45 servidores das diferentes secretarias da Prefeitura do Município de Maringá. Os dados coletados foram analisados, por meio de tabulação e gráficos. Ao final deste estudo foi possível perceber que alguns servidores vêem que a comunicação interna e oficial tem muitas barreiras que dificultam a realização do trabalho, portanto, devem-se tomar medidas como a melhora da comunicação entre setores e melhores orientações para os servidores. Este estudo demonstrou a importância da comunicação para o público interno e externo da Prefeitura.References
AYRES, M.; SENKOVSKI, A. Estimativa do IBGE mantém Maringá como 7º maior município do Sul. In: Gazeta do Povo. São Paulo, 29 de agosto de 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br>. Acesso em: 22 jul. 2013.
BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.
BOGDAN, R.; S.K., BIKLEN (1991). Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1991.
BUENO, W. C. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
______. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri, SP: Manole, 2003.
BRASIL. Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 17 ago. 2014.
CARTER, J. Colaboração ou plágio: o que acontece quando os alunos trabalham juntos. New York: ACM Press, 1999.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
GONÇALVES, H. de A. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Cortez, 2005.
KUNSCH, M. M. K. Comunicação pública: conceitos e práticas. Revista TCMRJ, n. 49, jan. 2012. Disponível em: <http://www.tcm.rj.gov.br>. Acesso em: 17 ago. 2014.
______. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 5. ed. rev. São Paulo: Summus, 2003. (Novas buscas em comunicação; v. 17)
LÜDKE, M.; M.E.D.A., ANDRÉ. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEDEIROS, J. B. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 13. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MONTEBELLO, T. Palavras do presidente. Revista TCMRJ, n. 49, jan. 2012. Disponível em: <http://www.tcm.rj.gov.br>. Acesso em: 17 ago. 2014.
NEVES, R. C. Comunicação empresarial integrada: como gerenciar: imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.
OLIVEIRA, T. M. Apostar em comunicação é estratégico? Disponível em: <http://www.comtexto.com.br>. Acesso em: 09 ago. 2014.
RECCO, Rogério. Famílias de todo lugar. O Diário do Norte do Paraná. Especial. Maringá 65 anos. Maringá, domingo, 22 de abril de 2012.
______. À sombra dos ipês da minha terra. Londrina: Midiograf, 2005.
REIS, Osvaldo. 1947-2004 Maringá: a história em conta-gotas. Maringá: Gráfica Primavera, set. 2004.
SCHULER, M. (Coord.). Comunicação estratégica. São Paulo:Atlas, 2004.
TAVARES, M. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.
TORQUATO, G. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZÉMON, P. As formas da comunicação pública. In: DUARTE, J. Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009. Disponível em: <http://www.humanas.ufpr.br>. Acesso em: 17 ago. 2014.
BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2004.
BOGDAN, R.; S.K., BIKLEN (1991). Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1991.
BUENO, W. C. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
______. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri, SP: Manole, 2003.
BRASIL. Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 17 ago. 2014.
CARTER, J. Colaboração ou plágio: o que acontece quando os alunos trabalham juntos. New York: ACM Press, 1999.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
GONÇALVES, H. de A. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Cortez, 2005.
KUNSCH, M. M. K. Comunicação pública: conceitos e práticas. Revista TCMRJ, n. 49, jan. 2012. Disponível em: <http://www.tcm.rj.gov.br>. Acesso em: 17 ago. 2014.
______. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 5. ed. rev. São Paulo: Summus, 2003. (Novas buscas em comunicação; v. 17)
LÜDKE, M.; M.E.D.A., ANDRÉ. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEDEIROS, J. B. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 13. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MONTEBELLO, T. Palavras do presidente. Revista TCMRJ, n. 49, jan. 2012. Disponível em: <http://www.tcm.rj.gov.br>. Acesso em: 17 ago. 2014.
NEVES, R. C. Comunicação empresarial integrada: como gerenciar: imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.
OLIVEIRA, T. M. Apostar em comunicação é estratégico? Disponível em: <http://www.comtexto.com.br>. Acesso em: 09 ago. 2014.
RECCO, Rogério. Famílias de todo lugar. O Diário do Norte do Paraná. Especial. Maringá 65 anos. Maringá, domingo, 22 de abril de 2012.
______. À sombra dos ipês da minha terra. Londrina: Midiograf, 2005.
REIS, Osvaldo. 1947-2004 Maringá: a história em conta-gotas. Maringá: Gráfica Primavera, set. 2004.
SCHULER, M. (Coord.). Comunicação estratégica. São Paulo:Atlas, 2004.
TAVARES, M. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.
TORQUATO, G. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZÉMON, P. As formas da comunicação pública. In: DUARTE, J. Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009. Disponível em: <http://www.humanas.ufpr.br>. Acesso em: 17 ago. 2014.
Downloads
Published
2015-10-19
Issue
Section
Artigos Completos